Comércio

Estamos a 30 dias da Black Friday. Veja como se preparar para fazer boas compras

Presencialmente, em lojas físicas, ou on-line, através dos aplicativos ou computador, fazer boas compras na Black Friday 2021 exige planejamento e pesquisa

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Edilson Vieira

Publicado em 27/10/2021 às 17:16 | Atualizado em 27/10/2021 às 17:23
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Anote na agenda: 26 de novembro. Essa é a data oficial da Black Friday 2021, mas, como tradicionalmente acontece muitas empresas antecipam a temporada de descontos em até uma semana. Por isso, é bom se preparar desde já para não desperdiçar tempo e dinheiro.

A Black Friday teve origem nos Estados Unidos na década de 1960, chegou ao Brasil em 2010 ainda de forma tímida, mas desde então, vem crescendo como uma datas preferidas pelo consumidor para compras no segundo semestre do ano, ficando à frente em volumes de vendas do Dia dos Pais e do Dia das crianças, só perdendo para o Natal.

CONSUMO

Apesar das vendas de produtos eletrônicos serem as preferidas neste período, o economista Rafael Ramos, da Búzios Consultoria, lembra que o comércio, e também o setor de serviços, já absorveu a data. "O brasileiro tem essa característica de modificar as datas que a gente importa. Nos Estados Unidos a Black Friday é muito voltada para a questão dos eletrônicos, aqui por ser uma data que traz embutida a questão da promoção, cria-se um gatilho de consumo e, como as pessoas estão mais dispostas a comprar os segmentos de comércio, como um todo e também de serviços aproveitam para lançar suas promoções".

Segundo a Méliuz, startup de cupons digitais de descontos, 71% dos usuários da plataforma pretendem realizar alguma compra na Black Friday 2021. Mais da metade (63,9%) dos pesquisados declarou que terão preferência por adquirir os chamados "itens de desejo". Ainda de acordo com a Méliuz, os itens mais buscados nesse período são: smartphones, notebooks, roupas e calçados, TVs e smart TVs, videogames, eletrodomésticos, passagens aéreas e viagens.

O economista Rafael Ramos, que atua nas áreas de análise de cenários econômicos e geomarketing, dá alguns conselhos para quem pretende se lançar em busca dos melhores descontos. "As melhores compras acontecem quando o consumidor conhece bem o produto que está comprando e pode avaliar melhor se ele está com um preço realmente em conta, traz um bom custo benefício ou não vale a pena". Rafael orienta ainda que se o comprador não tem conhecimento completo sobre as características ou funções do produto desejado, é importante pesquisar não apenas preços, mas informações sobre utilização, recursos e vantagens daquele determinado produto ou serviço.

Veja dicas para planejar compras na próxima Black Friday

- Faça uma lista do que realmente deseja, ou precisa, comprar, por ordem de prioridade. Nesta época é muito fácil cair em tentação e levar itens apenas pelo preço baixo mas que não terão nenhuma utilidade imediata.

- Não se limite a pesquisar apenas em sites e aplicativos de compra. O comércio de lojas físicas também oferece descontos interessantes, com a vantagem de que você pode levar a mercadoria na hora.

- Comece a pesquisar preços agora. Guarde panfletos, tire fotos dos produtos junto a etiqueta de preços, print telas de sites. Registre tudo para que você possa comparar se o desconto oferecido daqui um mês é real ou pura enganação.

- Faça um planejamento financeiro antecipado. Vai pagar à vista ou no cartão? Qualquer que seja a modalidade escolhida, estabeleça um teto de gastos. Lembre-se dos presentes de Natal e ainda das despesas de início de ano (IPTU, IPVA, matrícula e material escolar), para não terminar o ano endividado 

- Lembre-se que nas compras on-line é preciso levar em conta as despesas com frete. Não é difícil encontrar sites que durante a Black Friday encarecem absurdamente o valor de entrega. Uma saída é escolher lojas on-line do mercado local, como as lojas online dos shoppings da cidade onde mora. Nesses casos, o valor do frete é mais em conta pela proximidade.

- Ainda sobre as compras online, procure se informar antecipadamente sobre a política de devolução e ressarcimento. E só compre de sites conhecidos ou de boa reputação. 

 - Segundo o Código de Defesa do Consumidor, quem compra pela internet tem sete dias para devolver o produto, em caso de arrependimento. O prazo conta a partir da data de entrega do produto. Neste caso, comunique o fornecedor da devolução, preferencialmente por carta, com aviso de recebimento. O ressarcimento deve ser integral, sem descontos sobre o que você pagou.

 

 

 


 

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