COP 26

Escolas municipais do Recife vão receber geradores de energia fotovoltaica, anuncia João Campos

Além da instalação dos painéis solares, o projeto prevê ainda o engajamento da comunidade escolar na implantação dos equipamentos e na conscientização sobre a importância da geração de energia limpa

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 04/11/2021 às 15:43 | Atualizado em 04/11/2021 às 16:00
Notícia
X

O prefeito do Recife João Campos, anunciou nesta quinta-feira (4), um programa para dotar as escolas municipais da capital de energia limpa e renovável. No primeiro momento, 20 creches e escolas municipais serão selecionadas para receber os geradores de energia fotovoltaica, a energia solar e, posteriormente, a medida será ampliada para a toda rede de ensino. 

Além da instalação dos painéis solares, o projeto prevê ainda o engajamento da comunidade escolar na implantação dos equipamentos e na conscientização de trabalhadores da educação, alunos e familiares sobre a importância da geração de energia limpa e consumo consciente de energia.

"Estamos aqui em Glasgow participando da COP-26 e hoje foi um dia muito importante, a gente firmou um compromisso de que o Recife, nesses próximos quatro anos, colocará energia renovável fotovoltaica em todas as unidades da educação do município", disse o gestor. "A gente vai começar de maneira imediata com um projeto piloto em vinte escolas e fazer o projeto para poder integralizar e nos quatro anos chegar em todas as unidades com a geração própria de energia fotovoltaica”, explicou o prefeito João Campos, que participou do seminário “O Nordeste Brasileiro e o potencial da Transição Energética Justa no Brasil”, no Dia da Energia da COP-26.

Hospital da Mulher

O Hospital da Mulher do Recife foi o primeiro equipamento público a receber uma usina de energia fotovoltaica, com capacidade para atender a demanda de consumo energético do equipamento, que é considerado um hospital de grande porte. Em agosto, a usina começou a funcionar fruto de uma parceria da Prefeitura do Recife, com a Neoenergia Pernambuco e o ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade.

A partir da fonte renovável de energia, serão gerados cerca de 40 GWh/mês, que permitirá uma economia anual de aproximadamente R$ 240 mil à unidade municipal de saúde. Na cobertura do centro hospitalar, uma área de 1.580m², foram instalados 728 módulos de 440 kWp. Além de contribuir economicamente com a manutenção do HMR, o sistema de geração fotovoltaico instalado pela Celpe contribui com a preservação ambiental, reduzindo a emissão anual de sete mil toneladas de CO2, responsável pelo efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global. O impacto dos resíduos e gases que deixarão de ser emitidos na atmosfera equivale ao plantio de quase 50 mil árvores no mesmo período.

Agenda

 Nesta sexta-feira (5), João Campos fará mais uma reunião bilateral, desta vez no estande do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e do IDFC – “International Development Finance Club”, na Blue Zone (Zona Azul). Também será palestrante em um evento sobre juventude e empoderamento público. Por fim, vai assinar o Manifesto de Jovens pela Educação Climática, do Movimento Fridays for Future (Sextas pelo Futuro), criado pela ativista ambiental sueca Greta Thunberg, no Pavilhão do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade - organização não governamental internacional que promove o desenvolvimento sustentável, a partir dos municípios e estados). O Manifesto pede a implementação da educação climática nas escolas públicas e privadas de Educação Básica do Brasil. O Recife já tem a disciplina inserida na grade curricular de sua rede desde 2019.

 No sábado (6), pela manhã, o prefeito do Recife faz reunião bilateral com o representantes do Euroclima+, principal programa da União Europeia sobre sustentabilidade ambiental e mudanças climáticas na América Latina. Ele também vai comparecer a uma outra reunião bilateral com a empresa Solar Americas Capital que tem sede em Londres. Trata-se de uma empresa de energia solar. No mesmo dia, João Campos estará no ato de assinatura da Declaração de Edimburgo, documento de posicionamento dos governos locais de todo o mundo em contribuição à negociação do Novo Marco Global para a Biodiversidade Pós-2020, no Pavilhão LGMA.


Tags

Autor