Prefeitura

Com viagem de João Campos para COP26, Isabella de Roldão é a primeira mulher a assumir a Prefeitura do Recife

Isabella de Roldão, a primeira mulher eleita vice-prefeita do Recife, vai ficar responsável pela gestão municipal enquanto o prefeito do Recife, João Campos, estiver participando da Conferência das Partes da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudança do Clima, a COP-26, em Glasgow, na Escócia

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 02/11/2021 às 10:24
Rodolfo Loepert / PCR
HISTÓRICO Isabella disse estar emocionada e honrada com a oportunidade - FOTO: Rodolfo Loepert / PCR
Leitura:

O prefeito do Recife João Campos (PSB) inicia uma série de agendas a partir desta quarta-feira (3) na 26ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP-26), em Glasgow, na Escócia. Com a participação do gestor no evento, a vice-prefeita Isabella de Roldão (PDT) assume a Prefeitura do Recife, sendo a primeira mulher à frente do Executivo municipal em toda a história da cidade.

"Estou muito emocionada e honrada com a representatividade dessa condição histórica. Quando a nossa cidade elege a primeira vice-prefeita mulher e o prefeito João Campos adota a paridade de gênero no secretariado, nós estamos abrindo caminhos para que outras meninas e mulheres vislumbrem os mesmos espaços. Essa é a grande conquista da posição que assumo com muito orgulho. Agradeço a cada cidadã e a cada cidadão a confiança. Estou à disposição para servir à população do Recife. Contem comigo", disse Isabella de Roldão.

Na posição de vice-prefeita, Isabella atua ainda como Coordenadora de Relações Internacionais. Também foi nomeada embaixadora para a América do Sul da Cities Climate Finance Leadership Alliance. A coalizão global de entidades se dedica ao urbanismo sustentável, com foco no financiamento de ações climáticas e de infraestrutura resiliente de baixo carbono em cidades de todo o mundo.

 “Pela primeira vez na história do Recife, uma mulher assume a gestão da cidade. Enquanto cumpro a importante missão de representar e discutir ações para a nossa cidade na COP-26, em Glasgow, Isabella de Roldão estará à frente da Prefeitura do Recife. Um marco histórico e tenho a absoluta confiança de que ela conduzirá as ações da nossa gestão com o mesmo compromisso, dedicação e entusiasmo que sempre demonstrou ao longo toda a sua vida pública. Isabella tem sido muito parceira, presente e empenhada em nos ajudar a avançar em projetos e ações que garantem mais inclusão, infraestrutura e oportunidades para os recifenses”, afirmou Campos. 

Agenda climática

Na próxima quarta-feira (03), João Campos estará no evento “Investing to Achieve Net Zero - Connected Places Catapult”. A “Connected Places Carapult” é um empreendimento que oferece inovação para empresas e instituições públicas com a proposta de catalisar melhorias significativas nos modos como as pessoas vivem, trabalham e viajam. O status Net Zero, que será discutido, vai além da ideia de neutralidade de carbono pois significa não adicionar novas emissões à atmosfera.

Na manhã de quinta-feira (4), o gestor municipal terá reunião bilateral com a diretoria da Timbeter. A empresa do ramo de tecnologia tem sede na Estônia e recentemente fechou um convênio com o Governo de Pernambuco. Além disso, em breve terá um escritório no Recife, que será responsável pela sua expansão na América Latina. À tarde, João Campos será palestrante no evento “O Nordeste Brasileiro e o potencial da Transição Energética Justa no Brasil”, no “Brazil Climate Action Hub”, e visitará estandes de empresas num setor nomeado “Green Zone” (Zona Verde).

 Na sexta-feira (5), João Campos fará mais uma reunião bilateral, desta vez no estande do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e do IDFC – “International Development Finance Club”, na Blue Zone (Zona Azul). Também será palestrante em um evento sobre juventude e empoderamento público. Por fim, vai assinar o Manifesto de Jovens pela Educação Climática, do Movimento Fridays for Future (Sextas pelo Futuro), criado pela ativista ambiental sueca Greta Thunberg, no Pavilhão do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade - organização não governamental internacional que promove o desenvolvimento sustentável, a partir dos municípios e estados). O Manifesto pede a implementação da educação climática nas escolas públicas e privadas de Educação Básica do Brasil. O Recife já tem a disciplina inserida na grade curricular de sua rede desde 2019.

No sábado (6), pela manhã, o prefeito do Recife faz reunião bilateral com o representantes do Euroclima+, principal programa da União Europeia sobre sustentabilidade ambiental e mudanças climáticas na América Latina. Ele também vai comparecer a uma outra reunião bilateral com a empresa Solar Americas Capital que tem sede em Londres. Trata-se de uma empresa de energia solar. No mesmo dia, João Campos estará no ato de assinatura da Declaração de Edimburgo, documento de posicionamento dos governos locais de todo o mundo em contribuição à negociação do Novo Marco Global para a Biodiversidade Pós-2020, no Pavilhão LGMA.

 

 

 


Comentários

Últimas notícias