SUSTENTÁVEL

Dois grupos pretendem instalar fábricas de hidrogênio verde em Suape

O hidrogênio verde é considerado o combustível do futuro e vai ajudar os países a cumprir as metas de redução de carbono

Angela Fernanda Belfort
Angela Fernanda Belfort
Publicado em 07/11/2021 às 7:00
DIVULGAÇÃO/SUAPE
Com as novas certificações alcançadas, o Porto de Suape busca o caminho investimentos que assegurem seu crescimento. - FOTO: DIVULGAÇÃO/SUAPE
Leitura:

Duas grandes corporações planejam implantar fábricas de hidrogênio verde no Porto de Suape. A Qair do Brasil que está fazendo um estudo de viabilidade técnica do empreendimento que deve entar em operação, na sua primeira etapa, em 2025. O grupo Neoenergia também assinou um memorando de entendimento com o governo do Estado0 para construir um projeto piloto de produção de hidrogênio verde no porto pernambucano.

“A iniciativa prevê encontrar oportunidades para viabilizar a demanda pelo produto e preparar o Porto Suape para ser um hub de produção de hidrogênio verde no futuro”, como diz a empresa em nota que fala também que o novo combustível (o hidrogênio) é “um importante vetor para acelerar a descarbonização industrial”.

O Neoenergia tem geradoras - incluindo de fontes renováveis como eólicas, uma termelétrica em Suape a gás natural e pelo menos três distribuidoras que atendem os Estados de Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte. É controlada pela empresa Iberdrola que tem metas ambiciosas de redução da emissão de carbono. A reportagem do JC contatou a assessoria de imprensa do Neoenergia, mas não foi disponibilizado porta-voz para falar sobre o projeto.

Atualmente, a Neoenergia possui a capacidade instalada de energias renováveis acima de 80%. Em 2022, este percentual chegará a 90%, caso sejam concluídos os projetos em andamento, segundo informações da empresa. O grupo é controlado pela Iberdrola.

 

Fábrica

Apesar de estar no estudo de viabilidade técnica, a fábrica de hidrogênio verde da Qair do Brasil planeja ter a sua primeira fase entrando em operação em 2025, quando pode estar produzindo 74 mil toneladas de hidrogênio verde. As outras etapas serão concluídas, respectivamente, em 2027, 2029 e 2031. Em cada uma delas a produção vai aumentar em 74 mil toneladas.

“O Nordeste é um local favorável para a produção de hidrogênio, porque tem um bom potencial de geração eólica e solar”, diz o diretor da Qair do Brasil, Gustavo Silva. A energia para a empresa produzir o hidrogênio sairá de unidades de geração de energia limpa que a empresa tem na Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Matéria de origem

Comentários

Últimas notícias