A Azul Linhas Aéreas, que mantém um hub no Recife, confirmou nesta segunda-feira (10) o cancelamento de pelo menos 22 voos, que decolariam a partir de capital pernambucana, neste mês de janeiro. A redução acontece num momento em que a companhia tenta ajustar o seu atendimento em meio ao desfalque de profissionais, contaminados com o novo coronavírus ou a influenza (gripe).
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Em nota, a Azul diz que a decisão é adotada por "razões operacionais". "A companhia registrou um aumento no número de dispensas médicas entre seus Tripulantes – casos esses que, em sua totalidade, apresentaram um quadro com sintomas leves - e tem acompanhado o crescimento do número de casos de gripe e covid-19 no Brasil e no mundo", justifica.
Ainda que sofra a baixa, a companhia ressalta que "mais de 90% das operações estão funcionando normalmente", e que os clientes impactados estão sendo notificados das alterações, reacomodados em outros voos da própria companhia e recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Anac.
A Latam também confirmou cancelamentos de voos partindo do Recife nestas segunda-feira (10) e terça-feira (11). De acordo com a companhia, foram comprometidas as operações do LA3548 (Guarulhos-Recife) e LA3563 (Recife-Guarulhos) nesta segunda-feira. Já na terça-feira (11) estão cancelados os voos LA3548 (Guarulhos-Recife) e LA3563 (Recife-Guarulhos).
De acordo com a Latam, em todo o Brasil, os cancelamentos representam cerca de 1% dos voos domésticos e internacionais programados pela companhia dentro e de/para o País durante todo o mês de janeiro.
A orientação é de que caso o voo tenha sido alterado, o cliente deve realizar o login no site da Latam e acessar Minhas Viagens > Administrar suas viagens. Neste mesmo campo, pode remarcar a sua viagem sem multa e diferença tarifária ou solicitar o reembolso da passagem sem multa. Caso tenha dúvidas sobre o processo a ser realizado diretamente no site, o cliente pode entrar em contato com a Central de Vendas e Serviços da LATAM nos telefones 0300 570 5700 (todo o Brasil), 4002 5700 (capitais) ou +55 11 4002 5700 (ligações do exterior).
A Latam também permite que passageiros diagnosticados com covid-19 possam remarcar uma vez a data de sua viagem sem multa, mas pagando diferença tarifária (se houver). O cliente poderá viajar a partir de 14 dias após o diagnóstico da doença ou certificando que não está mais na fase de contágio.
A Gol Linhas Aéreas, por sua vez, diz estar atenta ao aumento de casos de covid e influenza que está sendo registrado em todo o Brasil, mas, por ora, não há nenhum registro de cancelamento.
"Aumentamos o alerta para nossas equipes que atuam nos aeroportos e em nossos voos para redobrarem os cuidados. O uso de máscara é obrigatório em todas nossas operações. Houve nos últimos dias um aumento dos casos positivos entre colaboradores, mas nenhum voo foi cancelado ou sofreu alteração significativa por este motivo. Os funcionários que apresentam resultado positivo estão sendo afastados das funções para se recuperarem em casa com segurança", diz nota da companhia.
Em relação aos clientes, a Gol esclarece que os casos positivos reportados antes do embarque estão sendo tratados com três opções oferecidas aos passageiros: "cancelamento com o reembolso do valor total; cancelamento, mas com o valor total deixado como crédito para futuras compras; ou remarcação sem custos adicionais".
A Gol garante que já tem 100% dos seus colaboradores vacinados e "confia que somente com a população amplamente imunizada será possível superar mais este desafio que a pandemia apresenta".
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