GASOLINA

GASOLINA MAIS BARATA: saiba se Pernambuco teve redução nos combustíveis

O governador Paulo Câmara anunciou neste domingo (3) que o Estado vai cumprir a lei federal em que limita a cobrança do ICMS em 18%

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 04/07/2022 às 12:35 | Atualizado em 04/07/2022 às 21:17
Notícia
X

Os consumidores pernambucanos ainda não sentiram o impacto da nova lei do ICMS sobre combustíveis. O governador Paulo Câmara anunciou neste domingo (3) que o Estado vai cumprir a lei federal em que limita a cobrança do ICMS em 18%. Apesar disso, o Sindicombustíveis-PE afirmou que a redução nos combustíveis nos postos foram referentes à dedução dos impostos federais.

Na noite desta segunda, o governador voltou ao Twitter para informar que, de imediato, Pernambuco, estará adotando a decisão do Confaz em estabelecer a alíquota com base na mediana dos preços praticados nos últimos 60 meses - com uma redução parcial do ICMS. Para chegar aos 18%, um projeto será encaminhado à Alepe. 

Segundo Alfredo Pinheiro, que é o presidente da categoria, é necessário que a medida seja publicada no Diário Oficial do Estado para o consumidor sentir o impacto nas bombas. "A baixa é sempre boa para o consumidor e para o empresário dono de posto. A gente espera que essa medida seja publicado no Diário Oficial do Estado e que as distribuidoras tenham uma maior agilidade de passar isso para os postos", apontou, afirmando que teve distribuidoras que ainda não repassaram as diminuições do PIS/Cofins e a nova média da PMPF.

De acordo com Alfredo, o "os postos são o espelho das distribuidoras". A concorrência entre os postos faz esse preço baixar nas bombas, mas depende do repasse das distribuidoras. "É benéfica toda baixa que tenha para ajudar a sociedade", complementou o presidente do sindicato, em que afirma que, de fato, a gasolina só terá uma baixa significativa com o fim da guerra entre Ucrânia e Rússia. 

Quanto a gasolina vai baixar em Pernambuco?

 

ARTES JC
O novo ICMS do diesel - ARTES JC

"Em nosso estado, a aplicação da Lei Complementar 194/2022 poderia acarretar na redução de mais de R$0,68 (Sessenta e oito centavos) no preço da gasolina, por exemplo", avaliou o presidente do Sindicombustíveis-PE, Alfredo Pinheiro Ramos, na semana passada.

Tags

Autor