Chuvas em Pernambuco

Neoenergia 'não sabe' informar número de clientes que teve conta de luz suspensa em maio por conta das chuvas

Empresa prometeu suspender a cobrança da conta de energia do mês de maio das famílias que perderam as residências, em razão de enchentes e desabamentos provocados pelas fortes chuvas em Pernambuco. Dois meses após a tragédia, companhia diz ter anistiado as famílias, mas não apresenta os números

Imagem do autor
Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 01/08/2022 às 13:49 | Atualizado em 01/08/2022 às 17:23
Notícia
X

Durante as fortes chuvas em Pernambuco, no mês de maio, Poder Público e empresas anunciaram várias ações para minimizar o impacto do desastre. Considerada a maior tragédia de que se tem notícia no Estado, a enchente deixou 133 mortos e quase 90 mil desabrigados e desalojados. 

Provocada pelo Deputado federal e então pré-candidato ao Governo de Pernambuco pelo PSB, Danilo Cabral, a Neoenergia Pernambuco (antiga Celpe) concordou em anistiar as contas de luz das pessoas afetadas diretamente pelas chuvas no Estado. O JC, que vem acompanhando o cumprimento das medidas anunciadas para minimizar o impacto negativo das chuvas, questionou a empresa. 

Dois meses após a tragédia, a Neoenergia informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que não dispunha do número de pessoas beneficiadas. Afirmou que a anistia aconteceu, mas não detalhou quantos clientes ela atingiu nem o valor anistiado em maio. A empresa foi procurada desde a quarta-feira passada (27) e até esta segunda (1º) não retonou com a informação.      

Diante da insistência da reportagem para apresentar o resultado de uma ação prometida e divulgada pela imprensa, a Neoenergia sugeriu que o jornal colocasse o posicionamento que eles enviaram, sem citar os dados sobre anistia. O texto traz informações sobre a doação de 1,5 mil geladeiras e de 4 mil itens de primeira necessidade para as vítimas das chuvas, além da possibilidade do parcelamento das contas em 24 vezes, que em nada difere do que é praticado atualmente pela companhia.   

Na época em que anunciou a suspensão da cobrança das contas de maio, o presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral, destacou que as medidas adotadas pela distribuidora reforçam o caráter social da empresa, que vai além de prestar um serviço essencial para a população.

“Desde os primeiros atendimentos para restabelecer o serviço até a decisão de auxiliar diretamente os mais afetados, seguimos solidários às famílias vitimadas por essa tragédia. Acreditamos que anistiar dívidas é uma medida humanitária que irá ajudar muitas pessoas a reconstruírem suas vidas em um momento tão desafiador”, afirmou. 

A divulgação dos dados da anistia permitiria à Neoenergia compartilhar com a sociedade o resultado da "medida humanitária" que adotou. 

Acompanhe o posicionamento encaminhado pela empresa ao JC:  

A Neoenergia Pernambuco tem contribuído com o processo de retomada das vítimas das chuvas no Estado. Além da anistia das contas de energia dos clientes, a concessionária está disponibilizando o parcelamento das faturas em até 24 meses, no cartão de crédito. Quem não possui cartão, pode parcelar as contas em aberto em 1+11 meses, com a cobrança direta na conta de energia. A distribuidora já adquiriu e promoverá a doação de 1.500 geladeiras, com início da entrega previsto para as próximas semanas. Outra frente de atuação foi a doação de mais de 4.000 itens de primeira necessidade, como material de limpeza, higiene pessoal para crianças e adultos, colchões, lençóis, travesseiros e cobertores, dias após ao acontecido.

 

 

Tags

Autor