AEROPORTO FERNANDO DE NORONHA: governo diz que obras avançam e muda data para conclusão de serviço

Os serviços de requalificação estão sendo integralmente custeados com recursos do Estado
Lucas Moraes
Publicado em 09/11/2022 às 16:49
OBRAS Trabalhos visam melhorias para a modernização do aeródromo Foto: HEUDES REGIS/ACERVO JC IMAGEM


As obras emergenciais de recuperação da pista do Aeroporto de Fernando de Noronha atingiram 65% de execução, nessa terça-feira (8), segundo o governo de Pernambuco. Com pressão do governo federal, companhias aéreas e empresários locais, o governo do Estado diz que obra emergencial, prevista para durar 90 dias, teve prazo de conclusão foi antecipado para o dia 30 deste mês de novembro, "podendo ser concluído antes".

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), atualmente, a equipe mobilizada para os trabalhos tem suporte de maquinário específico para a execução das obras como retroescavadeiras, pás carregadeiras, caminhões munck, caminhões caçamba; máquinas de infravermelho e rolos compactadores, além de torres de iluminação para o trabalho noturno.

Os serviços de requalificação estão sendo integralmente custeados com recursos garantidos pelo Governo do Estado. A primeira frente de atuação é a recuperação preliminar da pista de pouso e decolagem, cujo investimento é de R$ 1,2 milhão.

A outra intervenção abrange a readequação de capacidade da pista; requalificação do pavimento; sistema de drenagem e implantação de sinalização, com prazo de conclusão de 12 meses. Para esta ação, são investidos recursos de R$ 59,9 milhões. As ordens de serviço, tanto da obra emergencial, quanto da requalificação total do Aeroporto de Fernando de Noronha, foram assinadas no dia 06 de outubro.

A mobilização de insumos, montagem de usina asfáltica, treinamento de pessoal, entre outras ações já realizadas para a obra emergencial, também servirão para a requalificação completa. Segundoo governo do Estadoa, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) se comprometeu a vistoriar a pista de pouso assim que a obra emergencial for concluída.

PREJUÍZO NA ILHA

Como já mostrou o Blog de Jamildo, a principal associação de pousadas da ilha encaminha uma carta pessoal ao governador Paulo Câmara (PSB), fazendo um apelo "desesperado" ao mandatário, que deixa o Governo mês que vem.

Os donos de pousadas querem uma grande campanha publicitária, para alertar aos turistas que, mesmo com as restrições de vôos, o arquipélago se encontra aberto para os turistas.

O setor também reclama que a secretária Fernandha Batista, que toca as obras emergenciais na pista, não está se comunicando com os empresários na ilha, além de querer punições à Gol, que tem trazido mais transtornos ao deixar passageiros sem alternativas. 

A Azul Linhas Aéreas aumentou de cinco para oito os voos diários para Noronha. Isso, segundo o governo estadual, já refletiu no balanço de visitantes que chegaram na ilha nos primeiros sete dias desse mês.

A quantidade de turistas que estiveram no arquipélago durante a primeira semana de novembro já superou o número do mesmo período do mês passado. De acordo com o sistema de controle migratório da Administração da Ilha, 907 turistas desembarcaram em novembro contra 883 entre os dias 1 e 7 de outubro.

TAGS
Fernando de Noronha aeroporto obras
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory