saúde

IMPOSTO DE RENDA 2023: LULA vai ACABAR com deduções com gastos em SAÚDE? Entenda

Presidente eleito criticou as deduções com gastos em saúde no Imposto de Renda

Imagem do autor
Cadastrado por

Allan Petterson

Publicado em 14/12/2022 às 18:26
Notícia
X

Na última terça-feira (13), durante a cerimônia de encerramento dos trabalhos da equipe de transição, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, criticou as deduções com gastos em saúde no Imposto de Renda, indicando que o seu governo poderá propor mudanças no benefício em uma reforma tributária

Lula chamou de "contradição" o fato de pessoas mais pobres terem dificuldade para receber acesso a tratamentos especializados, enquanto ele realiza anualmente uma série de exames e pode fazer o abatimento das despesas no IR. 

"Quem está pagando o tratamento que nós temos é o pobre que não tem direito nesse pais, é o pobre que não tem especialista, é o pobre que não tem plano de saúde. É por isso que nós precisamos pensam em uma reforma tributária para ver se a gente consegue corrigir um pouco as injustiças centenárias que tem nosso país", afirmou Lula.

LEIA MAIS: LULA fala sobre como vai FINANCIAR SINDICATOS. Entenda se imposto voltará a ser cobrado

LULA anuncia primeiros MINISTROS do NOVO GOVERNO

LEIA MAIS: MINISTROS DE LULA: Ministério do TRABALHO já tem nome escolhido; confira quem é

DEDUÇÃO DE GASTOS NA SAÚDE É CRITICADA

A possibilidade de dedução das despesas médicas no IR é alvo de críticas de especialistas, que argumentam que o benefício custa caro para o governo e não favorece os mais pobres, mas o corte da possibilidade de abatimento é visto como medida altamente impopular entre a classe média.

VEJA TAMBÉM: FERNANDO HADDAD confirma Bernard Appy como secretário especial para reforma tributária

DEDUÇÃO DE GASTOS NA SAÚDE NO GOVERNO BOLSONARO

Às vésperas do segundo turno das eleições deste ano, o governo Jair Bolsonaro negou que proporia mudanças nas deduções com saúde e educação, atribuindo a divulgação de notícias nesse sentido a "petistas" dentro do governo visando minar as chances de reeleição do presidente.

 

Tags

Autor