Além da criação de um circuito para expandir a Fenearte para além do Centro de Convenções, outra novidade da 23ª edição do evento, a primeira realizada pela gestão de Raquel Lyra (PSBD), será a realização de um estudo com pesquisa e mapeamento para compreender toda a cadeia do artesanato a partir de quatro dimensões - mercado, artesão, produto e território.
Com o tema "Loiceiros de Pernambuco – Arte da Terra, Poesia das Mãos", o evento de será realizado de 5 a 16 de julho e terá mais de 5 mil expositores, entre artesãos de Pernambuco, de todo o Brasil e de diversos países. Eles vão ocupar cerca de 25 mil metros quadrados do pavilhão do Cecon-PE. São esperadas 300 mil pessoas.
As informações foram divulgadas durante a coletiva de imprensa sobre o evento, realizada no Palácio Campo das Princesas, no Recife, nesta terça-feira (13). "A partir desse estudo a gente vai ter informações relevantes para construir estratégias e ações estruturais para o artesanato nos próximos anos", explica Camila Bandeira, diretora-executiva da 23ª Fenearte e nome à frente da Diretoria Geral de Promoção da Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe).
A Fenearte contou com um investimento de R$ 8 milhões de recursos da Adepe - Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, com expectativa de movimentação financeira superior a R$ 40 milhões. Contudo, a gestão argumenta que o estudo citado é necessário para que os números sejam mais precisos e melhor elaborados.
Raquel Lyra mencionou que fez algo similar no São João de Caruaru, maior evento da cidade da qual foi prefeita em dois mandatos - no ano passado, a festa movimentou R$ 558 milhões. "No São João, compreendemos quem é o nosso público e para quem vendemos. Precisamos desse estudo aprofundado também na Fenearte", disse a governadora.
Ela também revelou que, já no próximo ano, deseja atrair novos investidores para o evento, "patrocinadores que queiram colocar as suas marcas em meio a um trabalho de economia sustentável, na economia criativa e na cultura popular".
André Teixeira Filho, diretor-presidente da Adepe, reforçou a inspiração no São João de Caruaru. "Queremos transformar a Fenearte num modelo de evento econômico e turístico sustentável. A pesquisa nos ajudará a entender como entrar nesse processo. A feira não será tratada da mesma forma. Queremos fazer da Fenearte uma grande feira de negócios", disse. "No ano que vem, ela vai chegar sendo uma feira 100% sustentável, com o olhar que o negócio precisa para que continue crescendo".
O Governo está fechando "quatro ou cinco" contratos com quatro ou cinco marcas nacionais para patrocínios externos - os nomes não foram revelados por estarem em fase de trâmite, dependendo de assinaturas. Neste ano, o Sebrae de Pernambuco e de outros cinco estados irão atuar na linha de crédito aos pequenos empreendedores.
De acordo com André Teixeira, a Fenearte não vinha sendo "tão bem trabalhada" comercialmente. "Queremos trazer o privado, já que trata-se do maior evento desse segmento no Brasil e na América Latina. Por que o privado não está próximo? Precisamos dessa injeção financeira do privado no evento e as facilidades que a iniciativa trará sendo parceira."
A 23ª Fenearte contabiliza mais de 30 setores. No maior, dedicado a artesãos pernambucanos, são 305 estandes. Outros 68 expositores pernambucanos vão ocupar o estande do Sebrae-PE.
Também participam os Sebraes do Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Espírito Santo. A feira terá estandes de oito etnias indígenas, 73 municípios pernambucanos, 40 associações, todos os estados brasileiros e 27 países.
23ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte)
Quando: 5 a 16 de julho
Onde: Centro de Convenções de Pernambuco (Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho, Olinda)
Horário: 14h às 22h – de segunda sexta-feira; 10h às 22h – sábado e domingo
Valores dos ingressos: segunda a sexta-feira – R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia); sábado e domingo – R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia)
Pontos de venda dos ingressos: bilheteria da Fenearte; Centro de Artesanato de Pernambuco (Armazém 11, s/n, Bairro do Recife); shoppings Boa Vista, Plaza, Recife, RioMar e Tacaruna.