Bolsa Família

Bolsa Família novembro 2023: Veja se vai receber o retroativo do programa neste mês

O Ministério do Desenvolvimento Social iniciou uma nova fase de reativação dos auxílios sociais para famílias que completaram a atualização dos seus registros.

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 06/11/2023 às 15:54 | Atualizado em 06/11/2023 às 15:55
Notícia
X

O Ministério do Desenvolvimento Social iniciou uma nova fase de reativação dos auxílios sociais para famílias que completaram a atualização dos seus registros.

Antes da disponibilização da consulta oficial, marcada para o dia 10 de novembro, usuários já observaram através do aplicativo do Bolsa Família e do Caixa Tem que seus benefícios foram ativados.

Neste texto, forneceremos orientações sobre como verificar o status do seu auxílio em novembro e informar quais conjuntos de beneficiários estão previstos para terem os benefícios reativados ou cancelados neste mês.

Liberação para famílias individuais

Beneficiários de núcleos familiares compostos por uma única pessoa que atualizaram suas informações no cadastro do Bolsa Família até 13 de outubro, conforme prazo do MDS, e regularizaram quaisquer pendências, estão tendo seus benefícios reativados em novembro.

Esses indivíduos poderão sacar as parcelas que foram bloqueadas, de forma retroativa.

É possível reativar o Bolsa Família pela internet?

Não é viável desbloquear o Bolsa Família online caso o bloqueio tenha ocorrido por motivos de verificação.

Para regularizar a situação e retomar o recebimento do auxílio, é necessário visitar um CRAS local e realizar os procedimentos a seguir:

  • Apresentar e atualizar no CadÚnico os documentos de todos os membros da família;
  • Digitalizar um documento de identificação com foto para indivíduos que vivem sozinhos;
  • Digitalizar o Termo de Responsabilidade, assinado por aqueles que compõem uma família unipessoal, no Sistema do CadÚnico.

Calendário do Bolsa Família para novembro

O pagamento do Bolsa Família para o mês de novembro começa a ser efetuado para o grupo com NIS terminado em 1 no dia 17 de novembro.

Nesse mês, a Caixa também planeja adiantar o depósito para os grupos com NIS terminados em 2 e 7, que normalmente recebem na segunda-feira.

Confira o calendário detalhado do Bolsa Família para novembro:

  • 17 de novembro - pagamento para NIS terminado em 1;
  • 20 de novembro - pagamento para NIS terminado em 2;
  • 21 de novembro - pagamento para NIS terminado em 3;
  • 22 de novembro - pagamento para NIS terminado em 4;
  • 23 de novembro - pagamento para NIS terminado em 5;
  • 24 de novembro - pagamento para NIS terminado em 6;
  • 27 de novembro - pagamento para NIS terminado em 7;
  • 28 de novembro - pagamento para NIS terminado em 8;
  • 29 de novembro - pagamento para NIS terminado em 9;
  • 30 de novembro - pagamento para NIS terminado em 0.

Como verificar se o Bolsa Família foi reativado?

Com as mudanças começando a ser refletidas nos canais oficiais de consulta, o beneficiário pode conferir se o auxílio foi reativado por meio do aplicativo do Bolsa Família, pelo Caixa Tem ou no Portal Cidadão da Caixa.

Usuários das redes sociais já estão compartilhando que a consulta nos canais indica as parcelas disponíveis para retirada após um período de suspensão dos pagamentos.

Procedimento para receber o Bolsa Família retroativamente

Após o desbloqueio, pode levar alguns dias até que o valor apareça no extrato da Caixa.

O ministério informa que o montante retroativo pode ser consultado nos aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem e que o saque pode ser feito sem necessidade de ir às agências, já que o valor será depositado diretamente na conta onde o beneficiário normalmente recebe o auxílio.

Caso o beneficiário prefira não esperar pelo depósito automático, pode se dirigir a uma agência da Caixa ou a uma lotérica para sacar o valor utilizando o Cartão Bolsa Família amarelo, o Cartão Cidadão, ou um documento de identificação com foto.

Confira também:

Tags

Autor