Empreendedorismo

Artesanato de Talentos e Camarim Expopreta incrementam renda de empreendedores comunitários no Carnaval

Durante um mês de funcionamento no RioMar Recife, os espaços colaborativos comunitários registraram juntos faturamento de cerca e R$ 80 mil

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 20/02/2024 às 18:32
Notícia
X

As iniciativas de fortalecimento do empreendedorismo comunitário desenvolvidos pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) encerram a temporada de Carnaval com balanço positivo nos espaços colaborativos instalados no RioMar Recife: a Artesanato de Talentos, em parceria com a Fecomércio-PE, e o Camarim Expopreta, faturaram juntas cerca de R$ 80 mil em um mês de funcionamento.

A loja Artesanato de Talentos, que comercializou fantasias e adereços produzidos por 19 artesãs e artesãos do Pina e Brasília Teimosa, vendeu 1.090 itens, no período de 6 de janeiro a 10 de fevereiro, no piso L2. Em um espaço sem custo disponibilizado pelo shopping a renda foi integralmente revertida para os participantes do projeto.

Já o Camarim Expopreta, localizado no piso térreo, ofereceu serviços de trançados e penteados conduzidos por afroempreendedores da região: Fran Ferreira, Miqueline Batista e João Perfeito. Durante 28 dias, de 13 de janeiro a 9 de fevereiro, foram realizados cerca de 300 atendimentos.

RESULTADOS DO PERÍODO

A diretora de Desenvolvimento Social do Grupo JCPM, Lúcia Pontes, comemora o resultado, que ultrapassa os valores arrecadados. “Além da renda extra para as empreendedoras e empreendedores atendidos, há um outro ganho que é intangível, com a visibilidade e a rede de relacionamento construída durante o período de funcionamento dos espaços colaborativos, que promovem autonomia para alavancar esses negócios”, destaca Lúcia.

"Estamos extremamente satisfeitos com os resultados alcançados. Acreditamos que o sucesso se deve à dedicação dos artesãos participantes, às capacitações oferecidas, à curadoria cuidadosa do Instituto Fecomércio para garantir a qualidade e temática das peças, bem como à parceria essencial com o Instituto JCPM e o Shopping Riomar. Esta colaboração proporcionou um espaço enriquecedor para promover a cultura pernambucana e elevar a renda das famílias envolvidas no projeto", comentou Wilma Fonseca, secretária executiva do Instituto Fecomércio.

Com os clientes conquistados na Artesanato de Talentos, a artesã Rosineide Pessoa já garantiu encomendas para os próximos meses. “Como o Carnaval foi no início de fevereiro, com um período relativamente curto de exposição dos produtos, o movimento superou minhas expectativas”, avalia a artesã.

A trancista Miqueline Batista, conhecida como a Famosinha das Tranças, que atua com um salão no terraço de casa, em Brasília Teimosa, também se surpreendeu com o resultado do Camarim Expopreta no RioMar. “Normalmente meu faturamento em janeiro é fraco, porque as pessoas costumam estar endividadas com os gastos de fim de ano. Mas o espaço no shopping possibilitou que eu ampliasse meu público, ganhando clientes e seguidores nas redes sociais, onde divulgo meu trabalho”, conta Miqueline.

JÁ DE OLHO NO SÃO JOÃO

O Camarim Expopreta é um desdobramento da mostra Expopreta, que reúne anualmente mais de 50 pessoas afroempreendedoras, com exposições artísticas, painéis de conteúdo, desfiles de moda e comercialização de produtos e serviços, no RioMar Recife. Em sua terceira edição, este ano a mostra está prevista para ocorrer no mês de agosto.

Em seu nono ano, a loja Artesanato de Talentos também já tem data prevista para a reabertura no mall: será na segunda quinzena de maio, oferecendo produtos temáticos de São João, como itens de vestuário e decoração. Até lá, as artesãs e artesãos participam de capacitações. Entre os temas das oficinas estão Habilidades Profissionais, Tendências Juninas, Técnicas de Vendas e Gestão de Redes Sociais.

Tags

Autor