IMPOSTO DE RENDA

Contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda para beneficiar o tratamento de idosos com câncer

Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) tem projetos aprovados para receber doação do Imposto de Renda, por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife. Entrega da declaração vai até 31 de maio

Imagem do autor
Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 11/04/2024 às 15:07
Notícia
X

Além de prestar contas ao leão, a Declaração do Imposto de Renda (IR) também é uma oportunidade para o contribuinte apoiar uma causa social, sem ter nenhum custo a mais por isso. Destinar parte do IR para projetos locais pode contribuir para impactar iniciativas que vêm transformando a vida das pessoas. O Hospital de Câncer de Pernambuco é uma das instituições habilitadas a receber destinações do IR. 

Neste ano, a Declaração do IR começou a ser entregue no dia 15 de março e se encerra em 31 de maio. De acordo com a Receita Federal, a destinação para projetos sociais não aumenta o valor do imposto devido, nem repercute em aumento do imposto a pagar. No caso de quem tem restituição a receber, não reduz o valor a ser devolvido.

Em resumo, não há custo nenhum para o cidadão, porque o valor doado/destinado já está dentro do imposto devido pelo contribuinte. Durante o ano-calendário, é permitido destinar até 6% do Imposto de Renda devido apurado, para os Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente, de Direitos da Pessoa Idosa, da Cultura, do Audiovisual e do Desporto.

No caso de quem faz a declaração completa, no momento de preencher a DIRPF é permitido destinar até 3% do IRPF para os Fundos de Direitos da Pessoa Idosa e até outros 3% para os Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente (nacional, estaduais ou municipais, que podem ser livremente escolhidos pelo contribuinte), limitado ao total de 6% do IR devido apurado.

DESTINE SEU IR AO HOSPITAL DE CÂNCER

Responsável pelo tratamento de 50% da população em tratamento contra o câncer em Pernambuco através do SUS, O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) tem projetos aprovados no Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife e está apto a recever destinações sociais do IR. Do total de mil pessoas atendidas, em média, por dia, mais da metade são pacientes idosos. 

Quem destina parte do seu IR ao Hospital do Câncer não tem qualquer custo com isso e ajuda a manter uma instituição de referência, responsável por oferecer toda estrutura necessária ao tratamento, como realização de exames, consultas clínicas e multidisciplinares, cirurgias, medicamentos e demais procedimentos assistenciais essenciais para o melhor resultado do paciente.

COMO FAZER A DESTINAÇÃO AOS IDOSOS

No sistema, basta escolher a declaração completa, ou seja, por “deduções legais”, escolher a ficha “doações direto na declaração”, o tipo de Fundo (idoso) e o município (Recife). O próprio sistema indica o limite disponível para destinação, basta preencher o campo com o valor e imprimir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). O pagamento do DARF deve ser feito até a data de vencimento da primeira quota ou quota única do imposto. Este valor será deduzido do valor do imposto a ser pago ou acrescido no valor a ser restituído.

Por fim, é necessário enviar o comprovante de pagamento para o Hospital de Câncer de Pernambuco através do e-mail [email protected] ou whatsapp (81) 3217.8004, só assim o HCP poderá solicitar o repasse desse valor para a instituição. Isso acontece porque o contribuinte não está fazendo uma doação, mas indicando o destino de parte do seu imposto pago durante o ano para uma localidade e causa do seu interesse.

“Assim o contribuinte tem autonomia do seu próprio dinheiro, podendo beneficiar instituições do seu município e prestar uma ajuda social para quem mais precisa sem gastar nada a mais”, explica Juliane Carvalho, gerente de captação de recursos e doações do HCP.

 

Tags

Autor