Na próxima segunda-feira (20), o governo federal, por meio da Infra S.A. (vinculada ao Ministério dos Transportes), abre as propostas de licitação para contratação da empresa que vai elaborar o projeto executivo de engenharia da Ferrovia Transnordestina, no trecho entre Salgueiro e o Porto de Suape, em Pernambuco. Em 2022, nos últimos dias da gestão Bolsonaro, o trecho foi devolvido pela concessionária da ferrovia (CSN) ao governo federal.
A retirada de Pernambuco do projeto provocou reações do governo do Estado, da bancada pernambucana no Congresso, das empresas locais e da sociedade civil. Na terça-feira (21), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), em parceria com a Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), contribuiu com o projeto da ferrovia, promovendo um debate aberto com o tema: “Infraestrutura, Transnordestina e desenvolvimento regional”.
O evento marca a reestreia do projeto Crea Convida em 2024 e terá o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, como palestrante. O encontro é aberto ao público e será no auditório da Fiepe, a partir das 19h. Para participar, é preciso se inscrever no link: https://bit.ly/3WCF2eF
CREA CONVIDA
Para Danilo Cabral, o Crea Convida é uma oportunidade para que se estabeleça o diálogo e uma leitura conjunta dos desafios do País, e especialmente da Região Nordeste. “Vamos dialogar, olhando também um conjunto de oportunidades para investimentos importantes, especialmente na infraestrutura”, afirmou. O superintendente destaca que alguns desses investimentos estão direcionados à sustentabilidade hídrica, rodovias e ferrovias, como a Transnordestina.
O Crea Convida terá a mediação do engenheiro civil e doutor em Engenharia Civil Carlos Calado. Como debatedores, o evento contará com o engenheiro civil e professor Maurício Pina e o engenheiro de produção e consultor em logística Marcílio Campos. Os presidentes do Crea-PE, Adriano Lucena, e da Fiepe, Ricardo Essinger, farão a abertura do encontro.
Dentro do tema do encontro, o presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, destaca a Transnordestina, obra fundamental para além de Pernambuco. "A Transnordestina é importante não só porque ela gera empregos ou barateia o transporte, facilitando a vida de milhões de pessoas. O projeto estimula a viabilidade econômica na logística, a empregabilidade e o desenvolvimento sustentável de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil", defende Lucena.
O Crea-PE lidera o movimento "Transnordestina Já", criado em 2023, que reúne entidades civis e de trabalhadores do Estado. Participam do grupo representantes da Fiepe, Sindicato da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon-PE), Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio) e a Consultoria TGI, do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco (Senge), e do Sindicato dos Petroleiros.
As articulações em torno da retomada da Transnordestina são fruto do trabalho desenvolvido pelo Comitê Tecnológico (CTP) do Crea-PE, que reúne mais de 20 personalidades da Engenharia, no debate técnico de soluções para o desenvolvimento sustentável de Pernambuco e do País.
Serviço:
Crea Convida
Tema: “Infraestrutura, Transnordestina e desenvolvimento regional”
Palestrante: Danilo Cabral, superintendente da Sudene
Quando: 21/05
Horário: 19h
Aberto ao público. Inscrições no link: https://bit.ly/3WCF2eF
Onde: Casa da Indústria/Fiepe
Avenida Cruz Cabugá, 767, Santo Amaro, Recife-PE