VOOS COMERCIAIS

Azul e GOL anunciam acordo de Codeshare, com compartilhamento de voos e programas de fidelidade

Clientes poderão escolher o programa para acumular pontos gerados nos voos em codeshare

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Lucas Moraes

Publicado em 23/05/2024 às 23:16 | Atualizado em 23/05/2024 às 23:21
Notícia

As companhias aéreas Azul e GOL anunciaram um acordo de cooperação comercial que vai conectar as suas malhas aéreas no Brasil por meio de um codeshare. A parceria inclui as rotas domésticas exclusivas, ou seja, operadas por uma das duas empresas e não a outra. O acordo envolve também os programas de fidelidade, permitindo que membros do Azul Fidelidade e do Smiles acumulem pontos ou milhas no programa de sua escolha ao comprar os trechos inclusos no codeshare.

"Esse acordo vai trazer enormes benefícios para os nossos Clientes. Ambas as companhias têm uma história de desenvolvimento da aviação no Brasil, focadas na excelência no atendimento ao Cliente. Com a malha altamente conectada da Azul servindo a maioria das cidades no Brasil e a forte presença da GOL nos principais mercados brasileiros, nossas ofertas complementares vão oferecer aos Clientes a mais ampla gama de opções de viagem", disse Abhi Shah, Presidente da Azul.

Os consumidores poderão se beneficiar dessa parceria comercial a partir do final de junho, quando a oferta estará disponível nos canais de vendas de ambas as empresas.

Segundo as empresas, os clientes terão à disposição centenas de novas rotas domésticas, além de oportunidades mais convenientes de conexão.

 "A GOL e a Azul sempre estiveram comprometidas em expandir o mercado de aviação brasileiro. Este acordo de codeshare vai proporcionar aos Clientes acesso a ainda mais opções para viajar pelo nosso país. A GOL já oferece mais de 60 acordos comerciais diferentes com muitas companhias aéreas parceiras globais e estamos ansiosos para expandir esse benefício dentro do Brasil também", disse Celso Ferrer, CEO da GOL.

Azul e GOL possuem cerca de 1.500 decolagens diárias. O acordo vai criar mais de 2.700 oportunidades de viagens com apenas uma conexão.

PREOCUPAÇÃO DO SETOR AÉREO

Estudo da FGV já apontou o risco de concentração no setor, sobretudo em hubs como o Recife. Ambas as companhias, em conjunto, podem ter 96 rotas sem qualquer concorrência, o que eleva o temor de controle e aumento de preços. No caso de operarem como única empresa, na capital pernambucana a concentração chegaria a 88% dos voos operados no terminal aéreo do Recife. 

NOVAS FUNCIONALIDADES

Com o acordo, os clientes poderão pesquisar trechos nacionais exclusivos de uma ou de outra companhia e comprar pelos canais de vendas da Azul e da GOL, encontrando uma possibilidade maior de destinos. As rotas que são operadas por ambas as Companhias não entram no codeshare.

Os pontos e milhas referentes aos trechos do codeshare comprados nos canais digitais da outra companhia aérea – por exemplo um voo da GOL comprado no site da Azul – poderão ser acumulados no Azul Fidelidade ou no Smiles, e essa escolha é do Cliente. Isso é válido tanto para voos com conexão quanto para trechos avulsos.

O check-in deverá sempre ser feito nos canais digitais ou presencialmente nos balcões nos aeroportos da companhia aérea que opera o voo ou o primeiro trecho no caso de voos com conexão, independentemente da companhia que vendeu a passagem. No caso de voos com conexão, o Cliente receberá todos os cartões de embarque de sua viagem no check-in.

O despacho de bagagens segue a mesma regra do check-in. Deve ser realizado com a companhia aérea que opera o voo ou o primeiro trecho, e serão entregues no destino final, independente de conexão com a outra companhia. Remarcações e cancelamentos das reservas devem ser tratados com a companhia que vendeu a passagem.

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