Na manhã daquela sexta-feira, 1º de julho de 1994, o Brasil acordava com o nascimento de sua oitava moeda oficial. O real “vinha ao mundo” com a promessa de enterrar os anos de inflação corrosiva e de instituir a estabilidade econômica no País. Na próxima segunda-feira (1º), o Plano Real completa 30 anos, consolidado como um marco na história econômica do Brasil.
Para celebrar a data, a Fundação FHC, em São Paulo, realiza na próxima segunda-feira (24), das 15 às 17h, o debate "30 anos do Plano Real - Um encontro com quem fez o mais bem-sucedido programa de estabilização da economia brasileira". O evento será presencial, na sede da instituição, mas também terá transmissão ao vivo, pelo canal da Fundação no YouTube.
O encontro, que o título do debate faz referência, é com o time de economistas que idealizaram o Plano Real. Estarão presentes os economistas André Lara Resende, Arminio Fraga, Edmar Bacha, Gustavo Franco, Pedro Malan e Persio Arida.
CONQUISTA HISTÓRICA
"O Plano Real é um divisor de águas na vida brasileira dos últimos anos. Sem ele, provavelmente seríamos hoje um País desorganizado, sem nenhuma perspectiva de futuro. Eu também me pergunto se a democracia teria resistido, porque a estabilidade econômica também foi muito importante para garantir estabilidade política ao Brasil", destaca o diretor-executivo da Fundação FHC, Sérgio Fausto.
O cientista político afirma que o Plano Real trouxe estabilidade econômica, mas não livrou o País inteiramente dos seus problemas. "Os problemas do Brasil continuam é a existir, mas o País que tínhamos há 30 anos era infinitamente pior do que o País que nós temos hoje", compara Fausto.
As incrições para assistir o debate podem ser feitas no link: https://fundacaofhc.org.br/lp/30anos-planoreal/index-youtube.html e a transmissão ao vivo pode ser acompanhada pelo canal da Fundação FHC no YouTube https://www.youtube.com/@FundacaoFHC.