Banco Central

"Importante que eu fique até o último dia", diz Campos Neto

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que "em nenhum momento" falou em abreviar seu mandato à frente da instituição

Publicado em 27/06/2024 às 15:01
Notícia

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira, 27, que "em nenhum momento" falou em abreviar seu mandato à frente da autoridade monetária. Ele foi indagado, em uma entrevista coletiva, sobre um eventual impacto positivo nos mercados se o governo antecipasse a indicação do nome que vai substituí-lo a partir de 2025.

"Eu acho que é importante frisar que em nenhum momento eu disse que eu queria abreviar o meu mandato, de nenhuma forma. Eu acho que é importante que eu fique até o último dia. Esse é o primeiro grande teste do processo de autonomia", disse Campos Neto, na sede do BC em São Paulo.

Ele defendeu, no entanto, que a autonomia tem grande valor institucional e disse ter o dever de promover uma "transição suave", independente de quem venha a sucedê-lo. Acrescentou, ainda, que é importante que o indicado tenha tempo de fazer corpo a corpo no Senado, para a sabatina pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

"Se ter uma antecipação maior é melhor ou não para o mercado, eu acho que tem interpretações diferentes, acho que não cabe a mim falar se é melhor ou se não é melhor", disse Campos Neto. "O que eu disse é que é importante ter tempo para fazer esse processo e fazer a transição suave."

Tags

Autor