Energia cara: saiba 6 medidas de como diminuir o valor da conta de luz
O preço da energia elétrica subiu por causa do retorno da bandeira vermelha, que resultou no acréscimo de R$ 7,877 para cada 100 kWh consumidos
Com a implementação da bandeira tarifária vermelha patamar 2, anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os consumidores já sentiram no bolso o impacto de um acréscimo de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos na conta de luz.
A medida, que foi adotada nas contas de setembro, surgiu por causa da baixa nos reservatórios das hidrelétricas brasileiras. Essa é a primeira vez, em três anos, que o patamar mais alto da bandeira vermelha foi acionado.
Com um aumento de até 200% no custo da energia elétrica, muitas famílias e empresas estão buscando alternativas para reduzir o consumo e, consequentemente, o valor da conta de luz.
A reportagem procurou a Neoenergia Pernambuco, fornecedora de energia elétrica, para ajudar com dicas para aliviar esse peso no seu orçamento:
6 medidas para diminuir o valor da conta de luz
Basicamente falando, essas próximas 6 dicas já podem te ajudar a diminuir, consideravelmente o valor da conta de energia.
1 - Aproveite a luz natural e escolha lâmpadas de LED
Segundo a Neoenergia, para diminuir os gastos, você deve utilizar a luz natural nos cômodos sempre que possível, abrindo portas e janelas.
Ao escolher as lâmpadas, prefira os modelos de LED, que são até 78% mais econômicos em comparação com as halógenas e 40% mais eficientes que as fluorescentes compactas.
2 - Opte por eletrodomésticos mais eficientes (Classificação A)
Ao comprar eletrodomésticos, escolha aqueles que possuem o Selo Procel ou a classificação de consumo de energia “A” estabelecida pelo Inmetro.
Compare o consumo descrito na etiqueta, pois a variação entre marcas pode chegar a até 50% para aparelhos com a mesma capacidade.
3 - Evite deixar a porta da geladeira aberta
Para economizar com a geladeira, evite deixar a porta aberta por mais tempo do que o necessário, não coloque alimentos quentes dentro do refrigerador e mantenha-o afastado de fontes de calor, como fogão ou raios solares. A capacidade do refrigerador também impacta no consumo de energia elétrica.
4 - Reduza o tempo no banho e ajuste o chuveiro elétrico para o modo verão
O chuveiro elétrico é um dos maiores consumidores de energia, especialmente em dias mais frios. Reduzir o tempo no banho e, quando possível, usar a função "verão" no chuveiro, que consome até 30% menos de energia, pode ajudar na economia.
Segundo a Neoenergia, no banho, um minuto a menos no chuveiro elétrico de 5.500 W faz diferença no final do mês.
Se a casa tiver quatro pessoas, por exemplo, a economia mensal com esse minuto a menos no banho equivale ao uso de oito lâmpadas LED de 9W durante cinco horas diárias por 30 dias.
5 - Mantenha o ar-condicionado entre as temperaturas 23ºC e 25ºC
Outro grande consumidor de energia é o ar-condicionado. Manter a temperatura entre 23ºC e 25ºC e fazer a limpeza periódica dos filtros são boas práticas para evitar o desperdício de energia.
Utilize o aparelho apenas quando necessário e mantenha portas e janelas fechadas para otimizar o resfriamento.
6 - Desconecte aparelhos da tomada quando não estiver usando
Desconecte aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos da tomada quando não estiverem em uso. Mesmo no modo stand-by, esses aparelhos consomem energia que contribui para o aumento da conta de luz.
Outras dicas
Ferro de passar roupa:
De acordo com a Neoenergia, o modelo do ferro de passar roupas também faz diferença.
O consumo dobra quando utilizamos o ferro a vapor em relação ao ferro a seco e, se utilizar vaporizador, esse consumo multiplica por seis vezes.
Computador e celular:
Quando estiver usando o computador e as pausas entre os usos forem longas, superiores a uma hora, por exemplo, o ideal é desligar o equipamento. Se puder, opte por laptops, que costumam ser mais econômicos.
Quando seu celular carregar, evitar deixar na tomada após o aparelho atingir a carga máxima.
Televisão:
Já a TV é responsável por cerca de 5% a 15% do consumo total de uma residência, por isso, evite dormir com televisores ligados.
Se você já sabe que costuma pegar no sono assistindo à televisão, utilize a função “timer” ou “sleep”, presente na maioria dos modelos, e programe o aparelho para que ele desligue sozinho.
Ventilador de teto:
Quando estiver utilizando ventilador de teto, se atente às velocidades. A posição média, em alguns modelos, economiza metade da energia gasta na posição alta.
Esses equipamentos também têm o selo Procel, e o ideal é comprar os mais eficientes.
Conta de luz vai aumentar ou diminuir? Veja a previsão do presidente Lula
Projeto Vale Luz
Outra maneira de diminuir o valor da conta de energia é o "Projeto Vale Luz", que a Neoenergia oferta para os estados de Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte. Nele, você pode trocar resíduos sólidos por descontos na conta de energia.
Para saber os postos de entrega, clique aqui.
Materiais aceitos nos estados de Pernambuco e Bahia:
Materiais aceitos no estado do Rio Grande do Norte: