Câmara de Comércio França-Brasil inaugura unidade no Recife
A representação em Recife deve expandir sua atuação no Nordeste e aumentar o potencial de negócios entre empresas brasileiras e francesas
A Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB) acaba de inaugurar a Antena CCIFB Nordeste-Recife, que terá a missão de atuar nos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Sergipe.
A expansão faz parte do projeto de nacionalização da Câmara, que busca ampliar sua presença em regiões estratégicas com grande potencial econômico.
A economia do Nordeste promete crescimento acelerado nos próximos anos, com estimativas de avanço de 3,4% ao ano entre 2026 e 2034, superando a média nacional de 2,5%.
Esse progresso é impulsionado por investimentos de R$ 750 bilhões, direcionados aos setores de gás natural, petróleo, energia e transição energética, além de aeroportos e saneamento.
Recife, em especial, é destaque por abrigar o Porto Digital, o maior parque tecnológico urbano da América Latina, o que reforça a importância da cidade no cenário de inovação e atração de startups.
Potencial do Nordeste atrai investidores franceses
A presença do Consulado Geral da França em Recife é outro fator que fortalece as relações econômicas entre França e Brasil, consolidando a região como um polo estratégico para negócios.
A nova unidade da CCIFB em Recife tem como objetivo promover investimentos e fortalecer os laços comerciais, industriais, científicos e culturais entre os dois países.
O advogado Eduardo Hollanda Cavalcanti, sócio-fundador da Hollanda Cavalcanti Advogados e sócio da Chez France, será o representante da Antena de Recife.
“Meu objetivo é trazer uma nova visão para a CCIFB, ampliando a rede de contatos com empresas brasileiras que desejam se integrar ao contexto franco-brasileiro”, afirma Cavalcanti. Segundo ele, o Nordeste, especialmente Pernambuco, é um ponto de atenção pelo potencial de retorno de investimentos, principalmente em projetos voltados para a transição energética.
Expansão nacional da CCIFB
A diretora nacional da CCIFB, Corinne Fontenelle, destaca que a inauguração da Antena CCIFB Nordeste-Recife faz parte de uma estratégia de fortalecimento da presença da Câmara em outras regiões do Brasil, além das tradicionais bases no Sudeste e Sul.
“Nosso parceiro em Recife tem um profundo entendimento da economia local, e a Antena funcionará como suporte para empresas francesas que desejam expandir sua atuação no Nordeste”, comenta Fontenelle.
Pedro Antonio Gouvea Vieira, presidente nacional da CCIFB, também comemora a expansão da Câmara. “Somos a Câmara mais antiga em funcionamento no Brasil, com mais de 120 anos de história. Nosso objetivo é abrir novas Antenas pelo país inteiro, ampliando o suporte aos nossos 500 associados e fortalecendo conexões de negócios entre Brasil e França”, conclui o presidente.