Uvas pernambucanas conquistam espaço no mercado asiático

Com nova rota marítima e abertura do mercado chinês, Pernambuco amplia exportação de uvas, destacando Suape como polo estratégico.

Publicado em 29/11/2024 às 16:10 | Atualizado em 29/11/2024 às 17:15
Google News

Em entrevista ao programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, Maurício Laranjeira, secretário-executivo de atração de investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, destacou os benefícios da nova rota marítima, conhecida como serviço Santana, para a economia do Estado.

Operada pelo navio porta-contêineres Juliette - que tem 366 metros de comprimento e de classe mundial -, a rota estreou no último dia 6 de novembro e oferece uma conexão direta e regular ao continente asiático, com Singapura como porta de entrada.

“Essa rota é muito interessante porque reduziu drasticamente o transit time, o tempo de viagem entre Suape, Pernambuco, e a Ásia”, afirmou o secretário. O transit time da rota Pernambuco/Singapura será de 23 dias, em cada trecho.

A novidade chega em um momento estratégico para os produtores do Vale do São Francisco, especialmente após o anúncio da abertura oficial do mercado chinês para a importação de uvas frescas brasileiras. A decisão foi oficializada pelo presidente chinês Xi Jinping, durante sua visita ao Brasil no último dia 21.

Questionado sobre a ampliação da Refinaria Abreu e Lima, localizada em Suape, Laranjeira confirmou que o projeto segue em negociação: “A governadora Raquel Lyra e o secretário Guilherme Cavalcanti estiveram na Petrobras há duas semanas e reforçaram o compromisso com a retomada desse investimento. A expectativa é que o primeiro semestre do próximo ano traga avanços”.

Sobre a conexão da Transnordestina com a Ferrovia Norte-Sul, mencionada pelo ministro Rui Costa, Laranjeira destacou que a integração entre ferrovias é benéfica para Suape e toda a região.

“Com essa conexão, podemos escoar grãos e outros produtos mais rapidamente, aproveitando a capacidade do porto para exportação. Suape está preparado para ser um ponto estratégico no Brasil”.

Atualmente, 95% das uvas exportadas no Brasil têm origem no Vale do São Francisco, com Pernambuco sendo responsável por 70% dessa produção.

Em 2023, o Brasil produziu mais de 1,7 milhão de toneladas de uvas, exportando 73 mil toneladas. No mesmo período, a China importou cerca de US$ 600 milhões em uvas, consolidando-se como um mercado estratégico para os produtores brasileiros.

Tags

Autor