Paralisação

Veja as mudanças no Sport, Náutico e Santa Cruz durante paralisação por causa coronavírus

Leão, Timbu e Cobra Coral suspenderam as atividades do futebol nessa terça-feira

Davi Saboya
Cadastrado por
Davi Saboya
Publicado em 18/03/2020 às 7:03
Alexandre Gondim/JC Imagem
No Náutico, apenas jogadores que estão machucados irão fazer o tratamento no CT seguindo escalas determinadas - FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem

O Trio de Ferro de Pernambuco decidiu nessa terça-feira suspender as atividades dos respectivos departamentos de futebol seguindo as orientações das autoridades públicas para evitar a proliferação da pandemia do coronavírus. Os esportes olímpicos e as atividades administrativas também estão incluídos. Os prazos delimitados por Sport, Náutico e Santa Cruz variam em cada caso. Porém, todos comunicaram que podem ser prolongados dependendo das recomendações dos órgãos de saúde competentes. Ontem, a CBF oficializou o adiamento da última rodada da Copa do Nordeste, que estava marcada para o próximo sábado. Na segunda-feira, a Federação Pernambucana já tinha paralisado o Estadual.

>>> Saiba o prejuízo que a paralisação pelo coronavírus causa ao Santa Cruz

O Sport criou uma série de treinamentos para os atletas durante o período de paralisação do futebol por causa da pandemia do coronavírus. Todo o elenco foi liberado para ficar em casa e não realizar nenhuma viagem ou saída que não seja por necessidade. Segundo o preparador físico Ricardo Henriques, a medida adotada pela comissão técnica do Leão visa diminuir ao máximo as consequências negativas da pausa no elenco.

“Em relação a preparação física e fisiologia, preparamos os protocolos de treinamento para que eles possam realizar em casa os exercícios durante esse tempo em que todos estarão parados. E assim, essas atividades possam auxiliar todos os jogadores a não sentirem os efeitos dessa parada. Está tudo pronto e encaminhado para que eles sigam as orientações e voltem nas melhores condições possíveis nos jogos”, afirmou Ricardo.

>>> Saiba o prejuízo que a paralisação pelo coronavírus causa ao Sport

A paralisação do elenco profissional do Sport vai até o próximo dia 22 deste mês. Em seguida, a cúpula de futebol irá avaliar as orientações das autoridades públicas, e sendo necessário, realizará a manutenção das medidas de prevenção por mais sete dias, e assim, sucessivamente. Semanalmente, os jogadores serão comunicados das decisões.

O Náutico também passou orientações aos jogadores durante o período de “quarentena” em casa, inclusive, semelhantes ao rival rubro-negro. À princípio, os jogadores do Timbu estão sendo orientados a ficar em casa até o próximo dia 23. Sobre os atletas que estão no departamento médico, escalas foram feitas para eles continuarem os tratamentos no centro de treinamento evitando aglomerações e seguindo outras normas.

LEIA MAIS

Clubes do interior pedem encerramento do Campeonato Pernambucano, mas FPF garante disputa

Sport cria "cartilha" de exercícios para atletas manterem a forma física em casa

Segundo jogador da Juventus testa positivo para o novo coronavírus

Jogador do Santa Cruz publica vídeo ensinando filhos a combater o coronavírus

Zagueiro do Náutico sai em defesa de Fernando Lombardi: 'É um cara muito trabalhador'

Os alvirrubros também irão avaliar periodicamente as recomendações das autoridades. As atividades da base, sede social e administrativas também estão suspensas. As movimentações dos pratas da casa (sub-15, sub-17 e sub-20) foram paralisadas por um período maior: 30 dias.

“Nós orientamos os nossos atletas para não saírem de casa, que se resguardem bem. Além disso, façam inclusive na academia dos prédios em que residem ou então possam correr numa esteira, pedalar um pouco, desempenhar todos aqueles segmentos que nós realizamos na academia do clube. Como também alguns trabalhos funcionais. Muitos desses atletas possuem alguns pesos livres em casa, então recomendamos tudo em um caráter individual para que o atleta se resguarde”, disse o preparador físico Walter Grassmann.

>>> Saiba o prejuízo que a paralisação pelo coronavírus causa ao Náutico

Em comunicado, assinado pelo presidente tricolor Constantino Júnior, o Santa Cruz determinou a suspensão das ações dos setores de arrecadação, sociais, administrativas e esportivas. O prazo inicial de paralisação no Tricolor do Arruda vai até o dia 31 deste mês. Igual ao Sport e Náutico, a Cobra Coral se comprometeu em avaliar a determinação nas vésperas do encerramento do prazo.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias