A Uefa convocou as 55 federações-membro para uma reunião por videoconferência nesta quarta-feira (1º) para tratar "o progresso" na reprogramação dos campeonatos, atualmente suspensos devido à pandemia do coronavírus, anunciou a entidade nesta segunda-feira.
A reunião permitirá abordar "o progresso realizado pelos dois grupos de trabalho criados há duas semanas e debater opções que se vislumbram sobre a possível reprogramação dos jogos", escreveu a Uefa em comunicado.
O debate englobará todas as competições, de clubes e de seleções, assim como o mercado de transferências e os contratos dos jogadores.
Alguns contratos que terminam em 30 de junho prometem dificultar a vida dos clubes, que temem que a temporada não seja concluída até esta data e que não possam contar com alguns de seus jogadores.
- Pandemia deve causar prejuízo de até R$ 20 bilhões no futebol europeu
- Messi e Suárez comunicam redução de 70% dos salários do elenco do Barcelona
- Após adiamento por coronavírus, Tóquio define nova data de Olimpíada
- Neymar nega ter desrespeitado confinamento por coronavírus em resposta a jornal catalão
- Dirigente do Borussia Dortmund admite que Sancho pode deixar o clube
- Sonhando com primeiro título, Harry Kane pode sair do Tottenham para conquistá-lo
- Seria justo entregar o título do Inglês ao Liverpool, diz meia do Manchester City
ADIAMENTOS
Em 17 de março, a Uefa decidiu adiar a Eurocopa para o verão de 2021 e suspendeu todas suas competições de clubes "até nova ordem" diante da propagação do coronavírus.
A Liga dos Campeões e a Liga Europa foram interrompidas nas oitavas de final. A Champions feminina nas quartas.
O grupo de trabalho montado pela Uefa tem como objetivo estudar as soluções possíveis para permitir "a conclusão da temporada em andamento" e é formado por três membros da Uefa, três da Associação Europeia de Clubes (ECA), um da Associação Europeia de Ligas (European Leagues), um representante da Liga espanhola e um da Premier League inglesa.
O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, não descartou que, para concluir a temporada, as competições europeias tenham que mudar seus formatos e jogar "de meados de maio até junho". Para jogos de mata-mata, a imprensa cogita a possibilidade de jogos únicos, e não mais os tradicionais duelos de ida e volta.
A Fifa também criou um grupo de trabalho com representantes das confederações para debater o calendário e as transferências de jogadores.
Comentários