Os vinte clubes do Campeonato Inglês da primeira divisão votaram "por unanimidade" a favor de autorizar treinos com contato físico, dando mais um importante passo rumo à volta do futebol na Inglaterra, anunciou nesta quarta-feira (27) a Premier League em comunicado.
Os treinos sem contato e em pequenos grupos de cinco integrantes haviam sido autorizados na semana passada. A partir de agora, os clubes poderão treinar em grupo, com contato, mas seguirão respeitando "a limitação de toda proximidade que não seja necessária", explica o texto. Esta decisão "marca um novo passo rumo à retomada da Premier League, quando for possível garanti-la com segurança", completou.
A coesão mostrada pela votação unânime é um sinal da confiança dos clubes nas medidas sanitárias de segurança que foram adotadas após longos debates. Alguns jogadores chegaram a anunciar que não se sentiam seguros em voltar aos treinos, como o francês N'Golo Kanté, do Chelsea, e Troy Deeney, do Watford.
LEIA MAIS
> Atacante do RB Leipzig poderá perder restante da temporada por lesão
> Gabriel Jesus vira sócio de Ronaldo Fenômeno em empresa de gestão financeira
> Na pandemia, Pia participa de encontros com clubes, planeja futuro e ganha prêmio
A Premier League realiza duas vezes por semana testes de detecção de coronavírus nos jogadores e membros das comissões técnicas dos clubes. A primeira bateria de testes detectou seis casos positivos entre 748 jogadores e membros das comissões técnicas. A segunda bateria revelou outros dois casos. A Premier League terá agora que debater com os clubes e com os detentores de direitos de transmissão o calendário dos 92 jogos que restam a disputar na temporada.
A Premier League esperava inicialmente, seguindo o 'Project Restart' (Projeto Recomeço), retomar a competição a partir de 12 de junho. Após alguns contratempos, a nova meta é fazer a bola rolar a partir de 19 de junho. Jogadores e técnicos defenderam não retomar o torneio antes de final de junho, com o objetivo de oferecer mais tempo para treinos e minimizar os riscos de lesões após uma pausa tão longa. A Premier League está suspensa desde 9 de março.
Comentários