LIGA DOS CAMPEÕES

Título da Champions pode coroar temporada de brasileiros na final entre PSG x Bayern

Quatro brasileiros estarão envolvidos na final do maior campeonato de clubes do continente Europeu. Do lado do PSG, Thiago Silva, Marquinhos e Neymar. Coutinho deve iniciar a partida no banco de reservas do Bayern

LOURENÇO GADÊLHA
Cadastrado por
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 23/08/2020 às 9:02 | Atualizado em 23/08/2020 às 9:27
REPRODUÇÃO TWITTER/PSG
Neymar, Thiago Silva e Marquinhos são titulares do PSG - FOTO: REPRODUÇÃO TWITTER/PSG

A final da Liga dos Campeões a ser disputada neste domingo (23) entre Paris Saint-Germain e Bayern de Munique reserva mais um momento especial para o Brasil. Quando a bola rolar às 16h, no Estádio da Luz, em Lisboa, ao menos quatro brasileiros estarão envolvidos na final do maior campeonato de clubes do continente Europeu. Do lado do PSG, Thiago Silva, Marquinhos e Neymar devem ser titular, enquanto no clube Bávaro, Coutinho deve iniciar a partida no banco de reservas.

> Veja onde assistir à final entre PSG e Bayern

> Final inédita decide a Champions League

> Jogo deve decretar o melhor jogador do mundo

PSG

Mais antigo entre os brasileiros do PSG, Thiago Silva chegou ao clube na temporada 2012/2013, vindo do Milan, pouco tempo depois que o clube foi adquirido pelo fundo de investimentos QSI, ligado ao governo do Catar. De lá para cá, o defensor empilhou troféus nacionais no currículo. Ao total, conquistou 25 títulos no clube parisiense, sendo sete vezes o Campeonato Francês, seis vezes a Taça da Liga da França, sete vezes a Supertaça da França e cinco vezes a Taça da França. Ídolo do clube, pode fazer seu último jogo com a camisa do PSG neste domingo, já que o clube optou por não renovar o seu contrato. Oportunidade, portanto, de fechar o ciclo em Paris com chave de ouro.

Companheiro de zaga de Thiago Silva em vários momentos, inclusive também na seleção brasileira, Marquinhos chegou ao PSG uma temporada depois do compatriota, vindo da Roma. Com 19 anos na época, foi ganhando seu espaço com o tempo, seja atuando na zaga, na lateral ou no meio de campo, como é utilizado pelo técnico Thomas Tuchel. Assim como Thiago Silva, Marquinhos também empilhou títulos na sua prateleira. De 2013 para cá, ganhou 23 títulos, sendo seis franceses, cinco Taça da França, seis Taça da Liga e seis Supertaça da França. Nesta edição, o defensor foi decisivo ao marcar o gol de empate contra o Atalanta nas quartas e o primeiro gol contra o RB Leipzig nas semi. Na final, deve atuar mais uma vez no meio de campo.

Já o camisa 10 do PSG dispensa comentários. Maior craque da atual geração do Brasil, Neymar chegou ao clube na temporada 2017/2018 como a contratação mais cara da história do futebol, custando 222 milhões de euros. De lá para cá, no entanto, o brasileiro triunfou apenas em solo francês. Isso porque nas duas edições anteriores da Champions, o craque esteve machucado. Agora, na primeira participação na reta decisiva, fez história e conduziu o PSG a sua primeira final de Liga dos Campeões da história. Entre os brasileiros envolvidos na decisão, apenas Neymar conquistou o troféu na carreira, em 2015, pelo Barcelona. Agora, o título pode ser decisivo para colocar o camisa 10 perto de um dos seus maiores sonhos: o prêmio de melhor jogador do mundo.

BAYERN

Do lado do Bayern, Phillipe Coutinho estará com a camisa 10, porém, deve iniciar no banco de reservas. Contratado no início desta temporada, o brasileiro iniciou bem a trajetória no clube alemão, mas depois perdeu espaço e foi para o banco de reservas. É bem verdade que as últimas temporadas do craque não foram satisfatórias, tanto que foi emprestado aos Bávaros pelo Barcelona, que foi eliminado nas quartas de final pelo Bayern na goleada histórica de 8 a 2, com direito a dois gols e assistência de Coutinho. Com desempenho abaixo do esperado, o meia não teve a opção de compra executada junto ao clube Catalão. Por isso, fará, neste domingo, a última partida com a camisa 10 do Bayern. De alento, resta a oportunidade de coroar uma temporada de altos e baixos com o maior título de clubes do Velho Continente.

VEJA OS BRASILEIROS CAMPEÕES DA CHAMPIONS

Alisson - Liverpool
Fabinho - Liverpool
Roberto Firmino - Liverpool
Marcelo - Real Madrid
Casemiro - Real Madrid
Danilo - Real Madrid
Daniel Alves - Barcelona
Douglas - Barcelona
Adriano - Barcelona
Rafinha Alcântara - Barcelona
Neymar - Barcelona
Rafinha - Bayern de Munique
Dante - Bayern de Munique
Luiz Gustavo - Bayern de Munique
David Luiz - Chelsea
Ramires - Chelsea
Maxwell - Barcelona
Júlio César - Inter de Milão
Maicon - Inter de Milão
Lúcio - Inter de Milão
Sylvinho - Barcelona
Anderson - Manchester United
Dida - Milan
Cafu - Milan
Serginho - Milan
Kaká - Milan
Ricardo Oliveira - Milan
Belletti - Barcelona
Edmilson - Barcelona
Ronaldinho Gaúcho - Barcelona
Carlos Alberto - Porto
Bruno Moraes - Porto
Derlei - Porto
Maciel - Porto
Roque Júnior - Milan
Rivaldo - Milan
Roberto Carlos - Real Madrid
Flávio Conceição - Real Madrid
Sávio - Real Madrid
Paulo Sérgio - Bayern de Munique
Élber - Bayern de Munique
Julio César - Real Madrid
Julio Cesar - Borussia Dortmund
Celso - Porto
Elói - Porto
Juary - Porto
Paulo Ricardo - Porto
Casagrande - Porto
Jair da Costa - Inter de Milão
Dino Sani - Milan
Didi - Real Madrid
Canário - Real Madrid

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias