Após ser humilhado na goleada sofrida na rodada passada e afetado por casos de covid-19, o atual campeão Flamengo vai em busca da recuperação na Copa Libertadores nesta terça-feira, na partida contra o equatoriano Barcelona, em Guayaquil, pela quarta rodada do Grupo A da competição.
O jogo será no estádio Isidro Romero, casa do time de futebol mais popular do Equador, às 19h15 (hora de Brasília).
A equipe brasileira, derrotada por 5 a 0 pelo também equatoriano Independiente del Valle, está em segundo na chave com 6 pontos, atrás do líder Independiente (9), à frente do colombiano Junior (3) e do Barcelona ( 0).
- Pia Sundhage canta "Anunciação" de Alceu Valença
- Afogados estreia com vitória na Série D do Brasileiro
- Jogadora de vôlei de praia protesta contra Bolsonaro e CBV repudia o ato
- GP de F1 na Alemanha poderá ter a presença de público
- Com público reduzido e respeitando o protocolo: Náutico, Santa Cruz e Sport defendem volta de torcida
- Após pausa de seis meses por conta da pandemia, Tour da Arena retorna com sessões
- Djokovic conquista quinto título no Torneio de Roma
Para este confronto, o Rubro-Negro tem várias baixas por lesão, suspensão e, inclusive, casos de covid-19.
A viagem ao Equador não tem sido tão proveitosa para o time carioca. Após a primeira escala, na capital Quito, local da derrota histórica para o atual campeão da Copa Sul-Americana, o Flamengo diagnosticou no domingo seis jogadores "positivos para Covid-19 em um teste realizado antes do jogo" contra o Barcelona.
De acordo com infomações publicadas na conta de Twitter da equipe, os portadores do coronavírus "são assintomáticos, isolados da concentração (em Guayaquil) e assistidos pelo departamento médico do clube".
Além dos infectados, outra baixa é do atacante Gabriel Barbosa com um problema na coxa direita e a suspensão por expulsão do zagueiro Gustavo Henrique.
O treinador espanhol Domènec Torrent, que tem seu trabalho questionado, encara um verdadeiro quebra-cabeças para escalar a equipe, forçada a recuperar o prestígio e restaurar a confiança de sua torcida.
"Vamos tentar recuperar para o próximo jogo", disse Torrent pedindo desculpas aos torcedores pela infeliz apresentação frente ao Independiente. Embora "seja o pior resultado, um desastre", também são "apenas três pontos", acrescentou.
O Flamengo será recebido por uma equipe que não está bem no torneio continental, que segue na lanterna do grupo e sem pontos após três jogos.
As adversidades dos donos da casa tendem a ser amenizadas com a volta dos meias Damián Díaz, argentino, e de Bruno Piñatares, uruguaio que ficou fora por suspensão na derrota em casa para o Junior (2 a 1).
Para a equipe de Guayaquil, a classificação para próxima fase da Libertadores parece inatingível, devido à péssima campanha, então se concentra no objetivo do terceiro lugar no grupo que lhes permitiria optar por uma vaga na Copa Sul-Americana, para salvar a temporada.
"Na Copa Libertadores estamos numa situação muito complicada, mas ainda faltam três jogos", disse o técnico argentino Fabián Bustos, que destacou que "o Barcelona precisa ser competitivo e lutar bem em todas as frentes".
A partida terá como árbitro o peruano Diego Haro, tendo como auxiliares os compatriotas Jonny Bossio e Michael Orue.
Barcelona
Javier Burrai; Byron Castillo, Darío Aimar, Williams Riveros e Gustavo Vallecilla; Gabriel Marques, Bruno Piñatares, Leandro Martínez e Damián Díaz; Michael Arroyo e Cristian Colman. Técnico: Fabián Daniel Bustos.
Flamengo: Cesar; Gustavo Henrique, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Lucas de Almeida; Gerson, Thiago Maia, Everton Ribeiro, Arrascaeta e João Gomes; Pedro Rocha. Técnico: Domènec Torrent.