Após receber sinalização positiva do Ministério da Saúde, do Governo Federal, para colocar em prática o protocolo da volta das torcidas aos estádios, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu uma nota afirmando o parecer favorável. A medida do Ministério prevê o retorno parcial de 30% da capacidade das arquibancadas.
No pronunciamento, a CBF informou que irá se reunir com os representantes dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro por meio de videoconferência, na próxima quinta-feira (24), às 16h30. Mesmo com a reunião marcada, a entidade deixou claro que a decisão também passará pela avaliação das autoridades de cada estado, que definirão protocolos próprios para cada local.
Confira a nota da CBF na íntegra:
“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que recebeu parecer favorável do Ministério da Saúde (MS) sobre o plano de estudos para o retorno do público aos estádios nas partidas da Série A do Campeonato Brasileiro. A medida prevê a utilização de até 30% da capacidade dos estádios, a partir do mês de outubro, ainda sem data definida, mas condiciona a permissão à avaliação das autoridades sanitárias dos Estados e Municípios onde há clubes participantes da referida competição.
O próximo passo para o desenvolvimento deste plano será a realização de uma reunião com os Clubes disputantes da Série A para discussão do tema, a realizar-se na próxima quinta-feira, 24, às 16h30, por videoconferência, seguida do início da consulta às autoridades estaduais e municipais responsáveis.”
Governo de Pernambuco
De acordo com a assessoria do Governo de Pernambuco, a volta de torcida - mesmo que de forma parcial - aos estádios ainda não tem data para acontecer. Além disso, confirmou que a decisão final sobre se vai haver público ou não pertence aos estados, como diz a medida do Ministério da Saúde. Vale lembrar que a volta de torcida parcial aos estádios está na etapa 10 do plano de convivência da covid-19 em Pernambuco - o estado está na etapa 8.
Comentários