A liberação da volta do público aos estádios, com capacidade máxima de 30%, dada pelo Governo Federal através do Ministério da Saúde, mobiliza além dos clubes, governos estaduais e municipais, as federações de futebol de cada estado. Em Pernambuco, a FPF visa que os clubes, em cada jogo, possam seguir as normas sanitárias para manter uma segurança para o torcedor e todos os envolvidos nas partidas.
- Ministério da Saúde autoriza retorno parcial de torcida no futebol brasileiro
- Podcast Na Cara do Gol tem Thiago Neves no Sport, a necessária camisa nova do Náutico e a superação de André, do Santa
- Em apresentação oficial, Perí destaca versatilidade e profissionalismo para ajudar o Santa Cruz
- Apesar de liberação do Ministério da Saúde, Governo de Pernambuco diz não ter data para volta de torcida nos estádios
- Edno Melo explica negociação para Náutico contratar meia Ruy, do Coritiba
- Santa Cruz é favorável a liberação do Governo Federal de 30% de público nos estádios
- Náutico quita débito com o técnico Milton Cruz
- Presidente do Sport sobre volta parcial de torcida: "Sou totalmente a favor"
"Há cerca duas semanas, os clubes, em especial os da Série A, iniciaram uma movimentação com a CBF para analisar a possibilidade de uma retomada gradual do acesso do público aos estádios. Para isso, algumas premissas ficaram bastante ajustadas, como o máximo de 30% da capacidade do estádio. Foram estabelecidas algumas regras comuns e básicas, que são praticamente um consenso na comunidade médica e instituições correlatas, que remetem aos protocolos firmados pelas federações e CBF para retomada dos estaduais”, explicou o presidente da FPF, Evandro Carvalho.
Em Pernambuco, de acordo com o plano de retomada feita pelo Governo do Estado, a retomada dos públicos nos estádios de futebol ainda não tem um período certo para acontecer. Porém, a FPF mantém conversas entre as partes envolvidas para que o processo, mediante as reivindicações dos clubes e a cautela adotada pelos órgãos de saúde, para que chegue a um acordo sobre esta volta do torcedor às arquibancadas.
“Tudo isso está sendo objeto de análise para elaboração de um texto final que possa ter um reconhecimento das secretarias de Saúde e, no caso de Pernambuco, do Comitê Estadual. No âmbito federal já temos essa aprovação, que não tem tanta relevância, quando se sabe que a autorização final e direta é de cada estado. A Federação Pernambucana de Futebol vai continuar empenhada em colaborar com os clubes nessa intenção de, gradativamente, e com segurança, permitir ao público brasileiro uma volta aos estádios", completou.
Comentários