Lenda

Relembre as principais lutas da carreira de Mike Tyson

Um dos maiores boxeadores de todos os tempos volta aos ringues neste sábado, contra Roy Jones Jr.

LOURENÇO GADÊLHA
Cadastrado por
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 27/11/2020 às 16:55 | Atualizado em 27/11/2020 às 18:15
Foto: PHILIPPE LOPEZ / AFP
"Preciso adquirir o mínimo da forma física para conseguir fazer lutas de três ou quatro assaltos", disse Mike Tyson - FOTO: Foto: PHILIPPE LOPEZ / AFP

O retorno de um dos maiores boxeadores de todos os tempos está próximo de acontecer. Com um cartel composto por várias vitórias, Mike Tyson volta aos ringues neste sábado para enfrentar Roy Jones Jr. numa luta exibição. O duelo acontece em Los Angeles, nos Estados Unidos. Mesmo com os dois lutadores passando dos 50 anos de idade, a expectativa para a exibição dos veteranos é tida como uma "Luta dos Sonhos" para aqueles que amam a nobre arte. E para esquentar o duelo, o Jornal do Commercio preparou uma lista com os principais combates da carreira de Mike Tyson, que não luta desde 2005. No cartel, o americano tem 58 lutas com 50 vitórias, sendo 44 por nocaute.

Principais lutas de Mike Tyson:

Marvis Frazier

A carreira de Mike Tyson no boxe profissional começou em 1985, onde ganhou 15 combates em que participou, sendo 11 por nocaute. No ano seguinte ele continuou avassalador. No dia 26 de julho de 1986, Tyson conseguiu o nocaute mais rápido de sua carreira, ao derrotar Marvis Frazier em apenas 30 segundos de luta. O oponente daquela ocasião é filho do ex-campeão dos pesos pesados Joe Frazier. No duelo, o adversário começou com uma atuação mais defensiva, mas logo começou a ser atacado com muita força em repetidas vezes por Mike, que não tomou conhecimento de Frazier e o nocauteou, deixando-o inconsciente na lona. Aquela luta foi a 25ª de Tyson, onde ele estabeleceu o recorde de seu nocaute mais rápido na vitoriosa carreira.

Trevor Berbick

Acumulando vitória em cima de vitória, o americano teve sua primeira grande luta no ano de 1986. Depois de 13 vitórias naquela temporada, incluindo o triunfo sobre Frazier, Tyson teve a oportunidade de conquistar o título mundial de pesos pesados do Conselho Mundial de Boxe ao derrotar o jamaicano Trevor Berbick. Na ocasião, ele precisou de apenas dois rounds para finalizar o adversário, com com uma direita seguida de um gancho de esquerda na cabeça. Com 20 anos na época, foi o pugilista mais jovem a alcançar o título dos pesados. A luta é tida por muitos como a melhor da carreira do multicampeão.

Larry Holmes

No dia 22 de janeiro de 1988, Mike Tyson teve mais uma vitória marcante. Na ocasião, contra Larry Holmes. O duelo foi chamado de “luta dos sonhos” devido ao desempenho positivo de Tyson, com título, e o currículo histórico do oponente, que já havia sido campeão mundial dos pesos pesados entre 1978 e 1985, além de ter sido o único lutador na história a nocautear a lenda Muhammad Ali, considerado por muitos como o maior pugilista de todos os tempos. Mas nem isso foi suficiente. Holmes foi mais um a sucumbir diante de Tyson, que o nocauteou no quarto assalto. Apesar das provocações antes da luta, a lenda do boxe dominou todo o duelo e finalizou a luta com um cruzado de direita, levando Holmes a beijar a lona por nocaute.

Michael Spinks

Ainda no ano de 1988, Mike Tyson subiria mais uma vez aos ringues para brilhar de novo na carreira. No dia 27 de julho daquele ano, Tyson chegou para enfrentar Michael Spinks, onde ambos estavam invictos nas suas respectivas carreiras. O enredo que envolveu toda a luta foi marcado por muita provocação e alegação do adversário sobre uma suposta irregularidade nas luvas de Tyson, quando na ocasião, o empresário de Spinks, Butch Lewis, foi até o vestiário pedir que as mãos do americano fossem embrulhadas novamente, momentos antes de entrar no ringue. O supercampeão não gostou nada da alegação do empresário de seu adversário e prometeu a seu treinador, Kevin Rooney, “que iria machucar seu oponente (Michael Spinks)”. Na luta, que aconteceu em Nova Jersey, Tyson não tomou conhecimento e derrotou o adversário em 91 segundos. Vitória indiscutível do campeão do mundo. Do outro lado, o nocaute representou a única derrota na carreira de Spinks, que não lutou mais num ringue profissional depois daquele dia.

James Buster Douglas

Duas vitórias depois do confronto diante de Michael Spinks, Mike Tyson conheceria a sua primeira derrota no boxe profissional. No dia 11 de fevereiro de 1990, Tyson enfrentou o também norte-americano James Buster Douglas, em Tokyo, no Japão. Douglas, então com 29 anos, era apontado como a maior zebra do boxe de todos os tempos naquele duelo, já que as bolsas apostavam 42 por 1 a favor do então campeão. Muitos apontavam que o "Iron Man", como Tyson era conhecido, não havia se preparado direito para aquela luta, já que sua cabeça só pensava no super duelo contra Evander Holyfield. Não deu outra. Douglas controlou bem a luta, mostrou um bom jogo de pernas com jabs de direita. Tyson ainda chegou a reagir no oitavo assalto, com um golpe que fez o adversário cair na lona. Mas ele levantou e no décimo round, bateu muito em Tyson, que caiu pela primeira vez na carreira. O mundo tinha um novo campeão mundial, que teve um reinado só de oito meses, quando foi derrotado com facilidade por Holyfield.

Evander Holyfield - Luta 1

Depois da derrota para Douglas, Mike Tyson engatou uma sequência de oito vitórias consecutivas, onde também havia reconquistado o título da Associação Mundial de Boxe (WBA) depois de triunfar sobre Bruce Seldon no dia 7 de setembro de 1996. Após a vitória, Tyson teve então a sua primeira defesa de cinturão marcada, contra Evander Holyfield, onde o vencedor ficaria com o título mundial dos pesos-pesados. A luta era aguardada desde quando Holyfield conquistou o título sobre Buster Douglas, mas por problemas de lesão de Tyson e a perda do título do seu oponente, a luta acabou sendo postergada. Ela só viria acontecer no dia 9 de novembro de 1996, em Las Vegas.

No confronto, Tyson iniciou a luta partindo para cima de Holyfield. O desafiante, no entanto, havia se preparado bem e soube se defender, arriscando também alguns contragolpes. Com o passar dos assaltos, ficava claro que Tyson não conseguia mais impor seu estilo agressivo como fazia com outros adversários. No quinto round, Mike conseguiu uma boa sequência de socos. Já no sexto assalto, Holyfield desferiu uma cabeçada no rival e o árbitro julgou como acidental. A luta seguiu e parecia que ia acabar no 10º round, com uma série de socos de Holyfield, mas Tyson segurou a onda. Entretanto, no 11º, Evander desferiu uma nova série de golpes, que levou o adversário pras cordas. O árbitro, no momento, decretou o fim da luta por nocaute técnico. Seria a primeira vitória de Holyfield contra Tyson, que perdeu o cinturão e pediu imediatamente uma revanche. Por outro lado, o vencedor igualou a lenda Muhammad Ali como o lutador que conseguiu três títulos mundiais nos pesos-pesados, a diferença é que Ali foi consecutivo.

Evander Holyfield - Luta 2 e a mordida

Mais de seis meses depois, a expectativa para o novo combate entre os dois lutadores era gigante. Foi então que no dia 28 de junho de 1997, os dois voltaram a se enfrentar mais uma vez. Era a revanche tão desejada por Tyson, que havia perdido a primeira luta. A luta aconteceu na MGM Grand Arena, em Las Vegas. Diferentemente da primeira luta, onde Tyson partiu mais para cima tentando encurralar o adversário, foi Holyfield quem dominou as ações desde o começo. Inclusive, ainda no segundo assalto, uma colisão de cabeças entre ambos resultou num corte no supercílio direito de Tyson.

No terceiro round, Tyson foi para a luta sem o protetor bucal, que foi avisado por seu staff e voltou para colocar a proteção. No assalto, Mike iniciou um ataque furioso e mordeu a orelha direita de Holyfield com muita força, que começou a sangrar. Apesar do golpe irregular, o árbitro decidiu manter o combate e a luta recomeçou depois de minutos de paralisação. No entanto, depois de uma sequência de troca de socos entre os oponentes, Tyson mordeu mais uma vez a orelha de Holyfield, só que dessa vez a do lado esquerdo. O campeão reclamou, o round acabou. Poucos segundos depois, o árbitro decidiu encerrar o combate e deu a vitória a Holyfield.

A polêmica ainda continuou no ringue, já que Tyson ficou inconformado com a decisão e partiu para o córner de Holyfield para iniciar uma confusão. O campeão, no entanto, não entrou na pilha e seguiu para o vestiário. Cerca de 25 minutos depois, com os nimos mais calmos, o resultado da luta foi confirmado com vitória de Holyfield e a desclassificação de Tyson em razão das duas mordidas. O ex-campeão ainda foi multado em três milhões de dólares pela conduta irregular, além de ter que prestar serviços comunitários e uma suspensão do boxe profissional por um ano.

François Botha

Depois das duas derrotas seguidas para Holyfield e a suspensão devido a conduta antidesportiva em razão das mordidas proferidas contra o adversário, Mike Tyson voltou aos ringues em 1999, aos 32 anos. A vitória emblemática sobre o sul-africano François Botha ficou marcada pelo retorno do Iron Man. Apesar de ser dominado pelo adversário nos rounds 2 e 3, Tyson recuperou sua atuação e reagiu ao seu estilo mais característico: um nocaute. Assim, ele venceu o sul-africano com um soco de direita curta no quinto assalto. Foi a volta do ex-campeão aos ringues, que ainda lutaria profissionalmente mais nove vezes, com quatro vitórias, três derrotas e duas sem resultado.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias