PSG e grandes do futebol francês estreiam na Copa da França
Paris Saint-Germain joga na quarta-feira contra o Caen
Começando por sua grande potência Paris Saint-Germain, a Ligue 1 entra em cena a partir desta terça-feira na Copa da França, no caminho reservado para os clubes profissionais, um mês depois do normal, em uma temporada abalada pela covid-19.
Reims (L1)-Valenciennes (L2), Lyon (L1)-AC Ajaccio (L2) e Lorient (L1)-Paris FC (L2) abrem a fase nesta terça, antes dos duelos de quarta-feira, com o PSG visitando o Caen (L2) e o Olympique de Marselha enfrentando o Auxerre (L2), também fora de casa.
Metade dos clubes da Ligue 1 se enfrentam, com um Dijon-Lille na Borgonha, um duelo que já foi vencido por 1 a 0 pelo aual líder do campeonato francês, o Lille, no dia 31 de janeiro.
Nîmes-Nice, Strasbourg-Montpellier, Nantes-Lens, todos na quarta-feira, assim como Angers-Rennes na quinta-feira completam a lista de jogos entre times da elite francesa.
As 15 equipes que superarem esta fase enfrentarão nos 32-avos de final, nos dias 6 e 7 de março, os 17 sobreviventes do chaveamento de clubes não profissionais e dos clubes da Nacional 1 (terceira divisão) que saírem vencedores de uma rodada entre eles, nos dias 13 e 14 de fevereiro.
LEIA MAIS
> Everton e Tottenham duelam pelas oitavas da FA Cup; Manchester United recebe West Ham
> Lesionado, Pogba vai desfalcar o Manchester United por ‘várias semanas’
> Lewandowski marca duas vezes e garante Bayern na final do Mundial de Clubes
> Barcelona vence Betis e se mantém na vice-liderança do Espanhol
> PSG vence Olympique na volta de Neymar; Lille recupera liderança do Francês
O PSG, vencedor de cinco das últimas seis edições, joga no campo do Caen seis dias antes de viajar até Barcelona para disputar a ida das oitavas de final da Liga dos Campeões.
Seu técnico, Mauricio Pochettino, terá que fazer rodízios em uma equipe que joga de três em três dias desde o início do ano.
O Olympique de Marselha, que perdeu por 2 a 0 no domingo para o PSG no clássico francês, conta com a Copa da França para dar um rumo a sua temporada irregular.
A equipe vai tentar a vaga fora de casa contra o Auxerre, um time tradicional do futebol francês que vive uma fase difícil. Atualmente na segunda divisão, o Auxerre venceu uma semifinal antológica contra o Olympique na Copa da França (1-1, 3-1 nos pênaltis), com um gol de Sabri Lamouchi aos 118 minutos e o empate do OM por meio de Bernard 'Nino' Ferrer de pênalti aos 120 minutos.
Naquele ano de 1996, o Auxerre conquistou a dobradinha Campeonato francês-Copa da França. E o OM disputava a segunda divisão.
Também haverá o clássico "americano" da Garonne entre o Bordeaux, da primeira divisão, e o Toulouse, que está na segundona, cujos donos são dos Estados Unidos.
PROGRAMAÇÃO
- Terça-feira:
(14h30) Reims - Valenciennes
Lorient - Paris FC
(16h00) Lyon - AC Ajaccio
- Quarta-feira:
(10h45) Bordeaux - Toulouse
Grenoble - Monaco
Strasbourg - Montpellier
Auxerre - Olympique de Marselha
Nantes - Lens
Amiens - Metz
(13h00) Brest - Rodez
Nîmes - Nice
(15h00) Dijon - Lille
(16h05) Caen - PSG
- Quinta-feira:
(17h45) Sochaux - Saint-Etienne
(19h00) Angers - Rennes