PARA MANTER O TABU

Brasil busca manter soberania em casa para conquistar a 10ª Copa América

A Seleção Brasileira venceu todas as edições da Copa América que foram realizadas no Brasil

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa, Túlio Feitosa

Publicado em 13/06/2021 às 9:30 | Atualizado em 13/06/2021 às 15:54
Notícia
X

Embalada nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, a Seleção Brasileira não só busca seu 10º título da Copa América, como também visa manter seu aproveitamento soberano em edições disputadas no Brasil.

A Copa América está sendo realizada em território brasileiro pela segunda vez seguida e pela sexta vez na história. Nas outras cinco edições sediadas em terras tupiniquins, o troféu foi levantado pela Seleção Brasileira em todas as oportunidades. Além disso, a seleção não perde no Brasil em jogos oficiais desde a decisão de terceiro lugar da Copa do Mundo de 2014, quando foi derrotada pela Holanda por 3x0.

Desde lá, foram 18 jogos oficiais disputados no Brasil, contando Eliminatórias e a última Copa América. A Seleção Brasileira saiu vitoriosa em 15 oportunidades e empatou apenas três vezes. Ainda em partidas oficiais, a seleção do técnico Tite soma 12 jogos sem perder. A última vez foi nas quartas de final da Copa do Mundo, quando perdeu por 2x1 da Bélgica.

Brasil na Copa América

A primeira vez foi em 1919. A Copa América, que era disputada quase todo ano, estava em sua terceira edição e o Brasil havia chegado na terceira colocação em ambas edições anteriores (1916 e 1917). A seleção canarinha voltou a vencer novamente na sexta edição da Copa, segunda sediada no Brasil, em 1922.

Disputar em território nacional pareceu ser a única alternativa para faturar o título da Copa América. Isso porque a Seleção Brasileira, após ter passado 27 anos sem levantar o troféu da competição, voltou a vencer quando o Brasil recebeu o torneio pela terceira vez, em 1949. Para não ser injusto com o grande período sem títulos, das 14 edições que separam o segundo título brasileiro do terceiro, a Canarinha participou de apenas seis.

Mas o tabu acabou sendo ainda maior para a conquista do quarto título da Seleção Brasileira. Também realizada no Brasil, a seleção nacional só veio a vencer sua quarta Copa América em 1989.

Nenhuma descrição disponível.

A partir daí, a Canarinha passou a ser mais presente no topo do pódio sul-americano e, enfim, começou a vencer as edições fora do próprio país. A primeira vez foi em 1997, na Copa América realizada na Bolívia. O Brasil faturou seu quinto troféu e logo na edição seguinte, em 1999 no Paraguai, conquistou o sexto.

Sem sucesso na edição de 2001, na Colômbia, a Seleção Brasileira voltou a vencer em 2004 e em 2007, no Peru e no Equador, respectivamente. Assim, chegando aos oito títulos continentais.

Após 30 anos, a Copa América voltou a ter o Brasil como país-sede da competição. E seguindo a mesma tradição das edições anteriores no território brasileiro, os donos da casa saíram campeões. São nove títulos para a Seleção Brasileira, cinco faturados dentro de casa. E com um grande retrospecto de resultados positivos jogando em território nacional, o Brasil vem como favorita para conquistar mais um troféu da Copa América e defender a tradição de soberania dentro do próprio país.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor