Da AFP
A Bélgica não conseguiu garantir a classificação às oitavas de final da Copa do Catar ao ser derrotada neste domingo (27) por 2 a 0 pelo Marrocos, que agora está mais próximo de passar de fase graças a essa vitória no estádio Al Thumama.
Os gols de Abdelhamid Sabiri de falta (73) e de Zakaria Aboukhlal (90+2) deixam a seleção marroquina com 4 pontos no Grupo F, um à frente dos belgas.
O Marrocos deu com esta vitória um grande passo às oitavas diante de uma Bélgica que tinha vencido o Canadá na primeira rodada.
Os jogadores do técnico Roberto Martínez mostraram neste domingo um melhor desempenho do que contra os canadenses, mas não conseguiram encontrar o caminho do gol contra um time marroquino muito intenso defensivamente, que levou perigo nos contra-ataques e na bola parada.
Os africanos, que substituíram o goleiro Bono por Munir El Kajoui na última hora, se fecharam atrás no início da partida, esperando o momento ideal para atacar os belgas, que foram os donos da bola no primeiro tempo.
O atacante Michy Batshuayi, autor do gol contra o Canadá, fez a primeira tentativa da Bélgica aos 5 minutos, em um chute desviado por Munir (5).
Os 'Diabos Vermelhos' avançavam especialmente pelo lado direito, onde aparecia Eden Hazard, mas não conseguiam se aproximar tanto da área marroquina.
Thomas Meunier tentou furar o bloquei adversário com um chute de longe que Munir defendeu sem problemas (19). Pouco depois, Hakim Ziyech respondeu para o Marrocos batendo por cima do gol de Courtois (21).
Ziyech, um dos principais jogadores marroquinos ao lado de Achraf Hakimi, teve um gol anulado pelo VAR nos acréscimos da primeira etapa pela interferência de Romain Saiss, impedido, após cobrança de falta.
Depois de esperar os belgas no campo de defesa durante o primeiro tempo, o Marrocos voltou do intervalo disposto a ficar mais com a bola e ser mais protagonista.
Ziyech tentou abrir o placar em um chute frontal defendido por Courtois (50), que voltou a mostrar segurança de baixo das traves.
A Bélgica respondeu com outra finalização de Hazard após uma grande arrancada (52), que parou nas mãos de Munir.
Os 'Diabos Vermelhos', que dominaram o primeiro tempo, sofreram no início da segunda etapa contra um time marroquino mais intenso, que conseguia superar a superar a marcação adiantada adversária.
Pouco a pouco, os belgas foram retomando o controle da partida e passaram a criar chances.
Dries Mertens, que tinha entrado no lugar de Hazard, deu trabalho a Munir (65), mas quando parecia que a Bélgica estava mais perto do gol, Marrocos abriu o placar.
Em uma falta na lateral da área, Sabiri, tinha acabado de entrar no jogo, surpreendeu Courtius batendo direto para o gol por cima da barreira (73).
O gol foi um balde de água fria sobre os belgas, que se lançaram desesperados ao ataque em busca do empate, mas sem sorte.
De nada adiantou a entrada nos últimos minutos do atacante Romelu Lukaku no lugar de Thomas Meunier (81) em busca de bolas lançadas na área.
Pois após lançamento longo de Munir, Sabiri fez um passe para trás para a chegada de Aboukhlal, que fez o segundo e definiu o jogo.