Da AFP
A esperança de conquistar uma terceira estrela se transformou em uma enorme decepção para os torcedores franceses neste domingo (18), após a vitória da Argentina sobre os "Bleus" ao fim de uma partida "extraordinária" na final da Copa do Mundo, que terminou em disputa de pênaltis.
No Champs-Elysées de Paris, habitual avenida de celebração futebolística, milhares de pessoas desafiaram o frio e a chuva para assistir ao jogo em seus celulares. Em Bordeaux (sudoeste), Anthony Brebis admitiu se sentir "muito chateado" e ainda sob o efeito da "emoção" da partida.
Cerca de 14 mil agentes de segurança foram acionados neste domingo por todo o país, 2.750 em Paris. As lojas da famosa avenida Champs-Elysées permaneceram fechadas, uma precaução diante de possíveis incidentes violentos.
France - Argentine : à Bordeaux, des affrontements ont lieu Place de la Victoire entre des supporters et des forces de l'ordre mobilisées (Images : @fabcot33) https://t.co/7crULUPlDO pic.twitter.com/ZYPAnPH5n2
— Sud Ouest Bordeaux (@SO_Bordeaux) December 18, 2022
Após a partida, os agentes de segurança, que foram atacados com garrafas e fogos de artifícios, usaram bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão, segundo jornalistas da AFP.
Cenários parecidos foram vistos em Lyon (centro-leste), onde mais de uma dezena de pessoas foram presas por lançar projéteis e vandalismo, segundo a prefeitura.
Também houve tumultos em Bordeaux, segundo jornalistas da AFP no local, e cinco pessoas foram presas por confronto com a polícia.
VANDALISMO NO SUL DA FRANÇA
No sul do país, o prefeito de Nice condenou "com a maior firmeza" o vandalismo em um bairro da cidade. Em Béziers, um menor de 14 anos foi detido por lançar projéteis contra uma viatura policial.
Na quarta-feira, as comemorações pela classificação dos "Bleus" para a final ficaram manchadas pela morte de um adolescente, que foi atropelado em Montpellier (sul).
Comentários