A Copa do Nordeste, enfim, está se aproximando da sua fase mais aguardada: o mata-mata. Nesta semana acontecerá a oitava e última rodada da fase de grupos, com confrontos que prometem parar a região. Todos os jogos acontecerão simultaneamente às 21h30 da próxima quarta-feira (22).
Vale lembrar que o duelo entre Santa Cruz e Fortaleza, um dos mais aguardados, terá transmissão exclusiva da TV Jornal para Pernambuco.
O Trio de Ferro - formado por Sport, Náutico e Santa Cruz -, ainda segue firme na luta para tentar se classificar junto para as quartas de final. O Leão é o único que já garantiu a classificação, mas ainda tem aspirações mais audaciosas.
O Timbu, por sua vez, só depende de si, enquanto os tricolores precisarão de uma façanha para avançar rumo ao Top-8 da Lampions League. Confira abaixo o que cada um dos times precisa fazer para alcançar os seus objetivos.
Com a vida já resolvida, mas ainda sonhando alto, o Sport enfrenta o CSA, no Rei Pelé, em Maceió. Já classificado, os rubro-negros agora têm como objetivo garantir o primeiro lugar geral da Copa do Nordeste. Com isso, o Leão terá a chance de disputar todos os jogos decisivos do mata-mata com o mando de campo a seu favor, até a grande final.
Hoje, a equipe do técnico Enderson Moreira já lidera o Grupo A com 16 pontos e saldo de gols de 12. Apenas uma vitória do Fortaleza, contra o Santa Cruz, somada à derrota ou empate do Sport contra o CSA, tirará o topo da tabela.
O Ceará, que lidera o Grupo B, precisaria vencer o Atlético-BA por nove gols caso ainda sonhe em ultrapassar os pernambucanos.
Dependendo apenas das suas forças, o Náutico recebe o Ferroviário no estádio dos Aflitos, no Recife. Neste momento, o Timbu ocupa o quarto lugar do Grupo B com 10 pontos e ainda tem a possibilidade, mesmo que remota, de ser o líder da chave.
Isso porquê o Ceará tem 13 pontos e saldo de três, seguido do ABC (saldo de quatro) e Sergipe (saldo de quatro). Caso vença o seu jogo por três gols e o trio citado acima perca os seus jogos, os alvirrubros vão para o topo da tabela.
Se o desejo é muito ousado, para buscar apenas a classificação, é só vencer o Ferrão, que Dado Cavalcanti levará o Náutico ao mata-mata.
Só a vitória interessa. É com esse pensamento que o Santa Cruz enfrenta o Fortaleza, no Arruda. Contra os atuais campeões da Copa do Nordeste, os tricolores precisarão ficar com a calculadora na mão.
Em quinto lugar com nove pontos, a Cobra Coral tem que vencer o Leão do Pici, além de torcer por derrotas do ABC, Sergipe e Náutico. Caso os sergipanos e o Timbu percam, a equipe também carimba vaga.
Caso tudo dê certo, no melhor dos cenários, o time de Ranielle Ribeiro ainda pode ficar em segundo lugar, podendo decidir as quartas de final em casa, diante do seu torcedor.
Todos os jogos acontecerão na quarta-feira (22), às 21h30