O ano de 2024 pode ser o mais tenebroso da história do Santa Cruz. Com o péssimo desempenho em 2023, o clube coral corre sérios riscos para a próxima temporada.
Os mais severos estão num possível rebaixamento para a Série A2 do Campeonato Pernambucano, além de não poder jogar competições nacionais.
Na 9ª colocação do Estadual, os tricolores precisam de uma verdadeira aula de matemática para entender todos os cálculos envolvidos para evitar o cenário mais catastrófico dos seus 109 anos de história.
O Jornal do Commércio preparou um grande detalhamento de todas as combinações possíveis que o Santa Cruz precisa fazer para poder disputar os quatro campeonatos disponíveis (até então) no seu calendário: Brasileirão, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Pernambucano. Confira:
Caminho 1: Conseguir o acesso para a Série C
Caminho 2: Terminar a primeira fase do Campeonato Pernambucano em 4° lugar
Para ter vaga na Série D de 2024, o Santa Cruz tem obrigação de terminar a primeira fase do Campeonato Pernambucano em 4° lugar. Isso porquê Pernambuco só pode ter dois times na Série D e o Retrô já é um deles.
Isso significa que o Santa Cruz precisa vencer todos os seus três jogos restantes, além de torcer para que o Petrolina não vença o Náutico, dia 1 de abril.
Hoje, a Fera Sertaneja soma 19 pontos e apenas um jogo para disputar. Caso vença, chegaria a 22 e não seria mais alcançado pelos tricolores. O Santa Cruz tem 12 pontos e três jogos a realizar, podendo chegar a 21.
Caso todo esse provável cenário se converta, o Santa Cruz só tem uma saída: conseguir o acesso para a Série C neste ano a todo custo. Vale lembrar que Sport e Náutico disputam as séries B e C, respectivamente, e já têm calendários garantidos no Brasileirão do próximo ano.
Caminho 1 (fase de grupos): Ser campeão do Campeonato Pernambucano
Caminho 2 (pré-Nordestão): Já tem vaga garantida
Por ser o terceiro melhor time no ranking da CBF em Pernambuco, o Santa Cruz já tem vaga garantida, no mínimo, uma das duas vagas da Pré-Copa do Nordeste 2024.
Para ir direto para a fase de grupos, será necessário ser campeão do Estadual. Isso porque o Sport já tem uma vaga garantida por ser o líder da lista, enquanto o Náutico (2°) também pode ter a vaga caso chegue na decisão, independente do título ou não.
Ou seja, mesmo que não se classifique para as quartas de final do estadual, o Santa Cruz disputa a repescagem, podendo se classificar para a fase de grupos.
Caminho 1: Ser campeão do Campeonato Pernambucano
Caminho 2: Se classificar para a semifinal, mas ter sido melhor colocado na primeira fase do que outro time que for eliminado
Para ter vaga garantida na Copa do Brasil 2024, o Santa Cruz é obrigado a chegar na final do Campeonato Pernambucano. Pelo novo regulamento da CBF, Pernambuco tem apenas três vagas garantidas no torneio de mata-mata. Duas delas obrigatoriamente são do campeão e vice.
A terceira vaga será da equipe que for eliminada na semifinal, mas que tiver tido a melhor campanha na primeira fase. Caso não chegue à decisão, o Santa Cruz precisa no mínimo ser o 4° colocado e torcer para que o Retrô não chegue também na semifinal.
Acontece que as contas não param por ai. Caso a Fênix não avance, como o esperado pelos corais, o Santa Cruz ainda não pode ter sido o 6° colocado na primeira fase.
Caminho 1: Vencer dois dos seus três próximos jogos e o Íbis não tirar um saldo de -7 gols
Caminho 2: Íbis perder um dos seus próximos três jogos e não tirar um saldo de -7 gols
O Santa Cruz corre o risco de, pela primeira primeira vez na história, ser rebaixado no Campeonato Pernambucano. Na 9ª posição com 12 pontos, os tricolores são os primeiros fora do Z4, a apenas três do Íbis.
As duas equipes ainda tem um confronto direto no dia 28 de março, no Arruda. Quem vencer, dependerá apenas de si para escapar da degola.
O Santa Cruz ainda enfrenta o Central e Belo Jardim, enquanto o Pássaro Preto tem pela frente o Afogados e Retrô.