Objeto de desejo de todos os clubes da região, a taça da Copa do Nordeste 2023 visitou, nesta segunda-feira (10), a sede do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). O troféu ficou exposto para que os colaboradores pudessem tirar fotos e admirar a orelhuda, como a taça é carinhosamente chamada pelos torcedores.
A taça da Copa do Nordeste ainda ficou exposta nos estúdios da TV Jornal e da Rádio Jornal durante parte da programação da manhã e da tarde. Lembrando que a TV Jornal transmite a Copa do Nordeste com exclusividade em Pernambuco na TV aberta. Já o Escrete de Ouro acompanha todos os jogos dos times pernambucanos na temporada.
Neste ano, a final será entre Sport e Ceará. O Leão eliminou o ABC nas semifinais, enquanto o Alvinegro tirou o o rival Fortaleza.
O jogo de ida da final da Copa do Nordeste está marcado para a quarta-feira da próxima semana, dia 19 de abril, às 21h30 (horário de Brasília), na Arena Castelão. A segunda partida ocorre na Ilha do Retiro, no dia 3 de maio, também em uma quarta.
Sport e Ceará foram os líderes do Grupo A e Grupo B da primeira fase, respectivamente. O Leão iniciou a disputa da fase final do Nordestão com seis vitórias, um empate e uma derrota nos oito jogos. Já o Vozão venceu cinco vezes, empatou uma e perdeu duas.
As equipes se enfrentaram pela 3ª rodada da Copa do Nordeste. O placar foi de 3x2 para os alvinegros, em jogo no estádio Presidente Vargas.
Os gols do Ceará foram marcados por Janderson, David Ricardo e Willian Formiga, enquanto Luciano Juba e Vagner Love fizeram os gols rubro-negros. Essa foi a única derrota do Sport em 2023.
No mata-mata, o Leão passou por CRB e ABC, e o Vozão eliminou Sergipe e Fortaleza.
Este é o sexto ano seguido de transmissões da Copa do Nordeste na TV Jornal. A cada ano, a vibração aumenta. No ano passado, por exemplo, a decisão entre Sport e Fortaleza ficou conhecida como a final dos 100 mil dado os públicos de 40 mil na Arena de Pernambuco e 60 mil na Arena Castelão. Em campo, o Tricolor foi o grande campeão após bater o Leão do Recife no jogo de volta.
Todo esse sucesso é fruto de uma parceria que envolve as afiliadas do SBT na região Nordeste: TV Jornal e TV Jornal Interior, para Pernambuco; TV Tambaú e TV Borborema, para a Paraíba; TV Aratu, para a Bahia; TV Jangadeiro, para o Ceará; TV Ponta Negra, para o Rio Grande do Norte; TV Cidade Verde, para o Piauí; TV Difusora São Luís e TV Difusora Imperatriz, para o Maranhão; e TV Ponta Verde, para Alagoas.