Foi por pouco, muito pouco, mas foi inesquecível. Na noite desta quinta-feira (1), o Sport venceu o São Paulo no Morumbi pela primeira vez na história, por 3x1, de virada.
Apesar do feito memorável, o Leão acabou sendo eliminado nos pênaltis da Copa do Brasil.
Mais uma vez, Luciano Juba foi quem perdeu a única cobrança (ele também desperdiçou na final da Copa do Nordeste, contra o Ceará), enquanto Rafael Thyere, Alisson Cassiano e Sabino mandaram para o fundo das redes. O São Paulo converteu todos os chutes.
Os zagueiros Alisson Cassiano e Sabino (duas vezes) foram quem balançaram as redes para a equipe pernambucana no tempo normal. Os tricolores haviam aberto o placar com Michel Araújo, ainda na etapa inicial.
Contrariando as expectativas, o Sport foi melhor que o São Paulo durante todo o jogo e sempre esteve mais perto de conseguir reverter a desvantagem, do que levar o empate. E o que parecia impossível aconteceu, graças à Sabino, autor do gol da virada e do outro que levou a disputa para os pênaltis.
Vale lembrar que além da vitória histórica, o Leão também quebrou um jejum de 16 anos sem marcar sequer um gol no Morumbi. Dessa vez, foram logo três.
Em relação à partida em si, o Sport jogou desfalcado do seu principal jogador, o atacante Vagner Love, artilheiro do time na temporada com 17 gols marcados. O camisa 9 se queixou de dores na coxa esquerda e sequer ficou no banco de reservas. Fabrício Daniel foi o centroavante titular.
No esquema tático, Enderson Moreira optou por três zagueiros, mantendo Alisson Cassiano e contando com o retorno do capitão Rafael Thyere. No lugar de Fabinho, expulso no jogo de ida, entrou o prata da casa Fábio Matheus.
Mesmo com a eliminação, o Leão sai com saldo positivo pelo menos na sua conta bancária. Por ter chegado nas oitavas de final, os pernambucanos receberam R$ 5,4 milhões em premiações, que lhe darão alívio financeiro para o decorrer da temporada.
O Sport agora volta o seu foco para a única competição que lhe resta em 2023, a Série B do Brasileirão. Os rubro-negros já têm compromisso neste final de semana, próximo domingo (4), às 18h, contra o Londrina, no estádio do Café, no Paraná.
O São Paulo, que além de seguir na Copa do Brasil, também joga a Copa Sul-Americana, entra em campo contra o Grêmio, na mesma data, às 16h, em Porto Alegre, pela Série A do Campeonato Brasileiro.
SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Diego Costa (Arboleda), Lucas Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Gabriel Neves (Wellington Rato), e Alisson (Jhegson Méndez); Michel Araújo, Luciano (Marcos Paulo) e Calleri. Técnico: Dorival Júnior.
SPORT: Renan; Eduardo (Kayke), Rafael Thyere, Alisson Cassiano, Sabino e Felipinho; Ronaldo (João Igor) e Fábio Matheus; Jorginho (Gabriel Santos) e Luciano Juba; Fabrício Daniel (Edinho). Técnico: Enderson Moreira.
COMPETIÇÃO: Copa do Brasil - Oitavas de Final (jogo de volta)
LOCAL: Morumbi, em São Paulo
GOLS:
CARTÕES AMARELOS: Rafael Thyere (Sport)
ÁRBITRAGEM: Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA-RJ); Luanderson Lima dos Santos (FIFA-BA) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ); Igor Junio Benevenuto de Oliveira (VAR/FIFA-MG)