Balanço

Náutico completa dois meses sem futebol com desafios, mas com os salários em dia

Reportagem do Jornal do Commercio fez um balanço dos dois primeiros meses de paralisação do futebol e dos desafios enfrentados pelo Náutico

Fernando Castro
Cadastrado por
Fernando Castro
Publicado em 17/05/2020 às 8:31
Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
Muheres, negros e LGBTs poderão denunciar violência através do aplicativo e site do Náutico - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem

Com as atividades suspensas há dois meses, o Náutico vem enfrentando uma série de dificuldades financeiras, assim como a grande maioria dos clubes brasileiros. Mas em meio à pandemia do novo coronavírus, o Timbu tem um motivo importante para comemorar. Mesmo com todos os desafios causados pela ausência de jogos, como a perda significativa de receitas, o clube é o único da capital pernambucana com os salários em dia com os jogadores e funcionários, o que não significa tranquilidade aos cofres alvirrubros.

Além da perda de receitas provenientes dos jogos, como bilheterias, bares, patrocinadores pontuais e a diminuição no quadro de sócios por consequência, o Náutico sofreu neste período de pandemia com a incerteza quanto ao recebimento de receitas que já estavam sendo contadas pelo clube. Foi o caso do atraso do Flamengo em pagar a parcela da compra do atacante Thiago e a indefinição em relação à cota de televisionamento da Série B. Essas adversidades fizeram a diretoria atrasar o direito de imagem do elenco em cerca de 20 dias.

Trabalhando diariamente para buscar soluções e garantir as receitas que tinha direito, minimizando assim os prejuízos, o Náutico negociou com o Flamengo por cerca de um mês e chegou a um acordo. O Timbu recebeu do clube carioca a parcela de abril no valor de 250 mil euros (correspondente a mais de duas folhas salariais do elenco), postergou as demais prestações para a próxima temporada e acertou o retorno por empréstimo do atacante Thiago. O dinheiro permitiu a diretoria quitar a imagem dos atletas.

A cota de televisionamento da Série B foi outra questão financeira resolvida. Depois do Náutico e dos demais clubes da divisão enviarem uma carta à CBF e à emissora detentora dos direitos de transmissão, foi definido uma redução de 30% no valor das parcelas de abril, maio e junho. A partir de julho, no entanto, esse desconto será redistribuído nas demais parcelas até dezembro. Preparada para os próximos meses, a diretoria alvirrubra acredita que o planejamento do clube não será alterado.

DENTRO DE CAMPO

Dentro de campo, mesmo sem futebol, a diretoria do Náutico se movimentou no mercado e anunciou as contratações de três reforços para o setor ofensivo visando a disputa da Série B. Os meias Dadá Belmonte e Júnior Brítez foram os primeiros jogadores contratados após a paralisação dos campeonatos. Por último, o clube acertou o retorno do atacante Thiago por empréstimo junto ao Flamengo até o final do ano. Com a chegada dos novos jogadores e a indefinição quanto ao retorno das atividades, a diretoria vai aguardar para voltar ao mercado em busca de reforços.

Neste período de pandemia, também houve despedida nos Aflitos. Com o término de contrato no mês de abril, o atacante Jefferson Nem deixou o Náutico. A diretoria alvirrubra, aliás, aproveitou as sondagens para garantir a permanência do meia Jean Carlos até o final de 2022. O clube também negocia e está otimista para renovar o empréstimo do atacante Erick, que termina no final de junho. Com contrato até o final do ano, o goleiro Jefferson é outro jogador que negocia a renovação com o Timbu.

PERSPECTIVA

Passado dois meses de paralisação dos campeonatos, o calendário do futebol brasileiro para o decorrer da temporada segue indefinido. Com um cenário de incertezas em meio ao aumento de casos da covid-19 em Pernambuco e no Brasil, o Náutico desmarcou a reapresentação do elenco planejada para o dia 11 de abril e preferiu não marcar uma nova data. O presidente Edno Melo reafirmou o apoio do clube ao Governo do Estado e aos órgãos de saúde do país. Dessa maneira, vai aguardar as novas orientações dos órgãos competentes para definir o retorno das atividades.

Comentários

Últimas notícias