Motivação

Ex-Santa Cruz, Anderson se inspira em Nilson para fazer história no Náutico

Histórico neste século mostra casos de goleiros que defenderam os dois rivais, mas nenhum teve tanto sucesso quanto Nilson, que hoje serve de inspiração para o jovem arqueiro

Klisman Gama
Cadastrado por
Klisman Gama
Publicado em 25/11/2020 às 8:05
ACERVO JC IMAGEM E CAIO FALCÃO/NÁUTICO
Nilson fez história na Cobra Coral em 1999 e no Timbu em 2004, e a história do ex-goleiro serve de inspiração para Anderson, que acabou de chegar - FOTO: ACERVO JC IMAGEM E CAIO FALCÃO/NÁUTICO

A história do futebol pernambucano traz vários casos de jogadores que passaram por mais de um clube do Trio de Ferro. Porém, em uma posição especificamente, nos últimos anos, aconteceu bastante essa mudança de “endereço”. Principalmente entre a Avenida Rosa e Silva e a Avenida Beberibe, na Zona Norte do Recife. O exemplo mais recente disso é o goleiro Anderson, recém-contratado pelo Náutico, e que passou pelo Santa Cruz em 2019, tendo uma temporada de destaque e se tornado xodó da torcida. Porém, esse trajeto já aconteceu outras vezes com outros arqueiros.

No século XXI, quatro goleiros, além de Anderson, fizeram esse percurso. Os mais recentes são os goleiros Tiago Cardoso e Júlio César, em 2017. O primeiro é um dos maiores goleiros da história do Santa Cruz, onde conquistou sete títulos e três acessos entre 2011 e 2016. No Náutico, porém, nem de longe repetiu as atuações que o consagraram no rival e acabou rescindindo contrato durante a disputa da Série B. O segundo defendeu o Timbu entre 2014 e 2016, não conquistou títulos e ficou no “quase” em duas tentativas de acesso para a Primeira Divisão com aquele elenco. Depois, foi para o Tricolor e acabou fazendo parte do time rebaixado para a Terceirona. Também não deixou saudades no Arruda.

Antes deles, houve o goleiro Glédson, que atuou pelo Santa Cruz em 2008, quando o Tricolor, em mais um descenso consecutivo, foi eliminado na Série C e acabou batendo na Quarta divisão no ano seguinte. Apesar do ano desastroso, o arqueiro teve boas atuações, que chamaram a atenção do Náutico para contratá-lo. No Alvirrubro, Glédson permaneceu por três temporadas e ficou marcado por várias oscilações. Entre momentos bons e outros ruins, acabou deixando o Timbu sem um saldo muito positivo na passagem encerrada em 2011.

O caso de maior sucesso é também o primeiro neste século. Trata-se de Nilson, que fez história no Santa Cruz ao conquistar o acesso para Série A em 1999, e no Timbu foi campeão pernambucano em 2004. Bastante respeitado nos dois clubes, o ex-goleiro e atualmente técnico de futebol, fez um caminho semelhante ao de Anderson. Ainda jovem, em início de carreira, defendeu o rival e depois teve uma chance no Alvirrubro, onde conseguiu repetir o sucesso. Meta que Anderson almeja e também se espelha para conseguir repetir no Timbu.

“É claro que é motivação. A gente está sempre buscando ter nosso espaço dentro do clube, de ter reconhecimento com a torcida, e nada melhor do que ter uma motivação dessa. Sinceramente, não conhecia muito a fundo a história do Nilson. Mas depois que começaram a surgir essas matérias falando, fazendo comparação, fui buscar. Foi um grande goleiro. E por quê não tentar fazer história no Náutico também? Se Deus quiser, a gente vai conseguir ter um excelente final de ano”, afirmou o novo contratado do Timbu.

PODCAST

No décimo terceiro episódio do Na Cara do Gol, podcast do futebol pernambucano da Rádio Jornal, Alexandre Costa, Maciel Junior, Lilian Fonsêca e Marcos Leandro analisam a situação do Náutico na Série B do Campeonato Brasileiro. O programa vai ao ar toda segunda-feira, no canal da Rádio Jornal no YouTube.

Comentários

Últimas notícias