ANO NOVO

Em contextos opostos, Náutico e CSA se encontram nos Aflitos para desfecho da Série B 2020

O Timbu não cai para a Série C e nem tem mais chances de acesso à Série A, enquanto CSA ainda sonha com uma vaga na elite do futebol brasileiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Carolina Fonsêca

Publicado em 28/01/2021 às 20:00 | Atualizado em 28/01/2021 às 21:31
Notícia
X

O Náutico vai, finalmente, se despedir de 2020. Nesta sexta-feira (29), o Timbu recebe o CSA, nos Aflitos, para o jogo válido pela 38ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, às 21h30. É o último compromisso do Timbu na temporada marcada pelo início da pandemia do novo coronavírus que mexeu no calendário esportivo no mundo inteiro. Enquanto para os alvirrubros a partida não vale nada, já que a equipe não tem mais chances de ser rebaixada ou de subir para a Série A, para o CSA o duelo pode carimbar o passaporte para a elite do futebol brasileiro. 

>> De contrato renovado com o Náutico, Hélio dos Anjos mira preparação do elenco para temporada 2021

>> Elenco espera mudanças para que, em 2021, Náutico tenha melhor desempenho

>> Náutico pode chegar à marca de 11 jogos sem perder nos Aflitos

Com 43 pontos, o Náutico é o 16º colocado. O CSA está na quinta posição, com 57 pontos, atrás do Juventude, que soma 58 pontos até o momento. Enquanto a equipe alagoana estiver em campo aqui no Recife, os gaúchos estarão em Campinas, no interior de São Paulo, enfrentando o Guarani, que assim como o Náutico não tem mais pretensões na competição - é o 13º colocado, com 48 pontos. Os dois jogos acontecem às 21h30.

Diante da rodada para cumprir tabela, pode parecer que não há muita motivação para entrar em campo. Mas o atacante Kieza afirma que o Náutico vai jogar para vencer. "Um jogo que a gente não tem mais para onde ir, mas é muito importante. Temos um treinador que não alivia, não tira o pé em momento algum e é como eu. A gente não vai tirar o pé, vamos para o último jogo como se fosse qualquer outro. Respeitando o CSA, mas vamos entrar para ganhar o jogo, fazer o nosso trabalho, terminar o ano muito bem, com vitória. Entraremos para vencer”, garantiu.  

A partida, porém, pode ser um marco especial para o Náutico. Se não perder para o CSA, o Alvirrubro chega aos 11 jogos sem derrota nos Aflitos, coroando a retomada que o time teve sob o comando de Hélio dos Anjos, que ainda não perdeu no Eládio de Barros Carvalho. Desde que o treinador assumiu o Timbu, a equipe disputou oito jogos nos Aflitos, conquistou seis vitórias e dois empates, resultados importantes para garantir a permanência na Série B.

Apesar da última dose de motivação para fechar este ciclo, a temporada de 2021 bate na porta e a chave precisa ser virada no momento do apito final da partida desta sexta-feira. Em primeiro lugar, descanso e recuperação dos atletas. Depois disso, mão na massa porque a temporada de 2021 começa já em fevereiro, com o Campeonato Pernambucano. "A primeira coisa que nós vamos fazer após o encerramento da Série B é dar repouso para os jogadores. Dez dias de folga, tirara a pressão natural que aconteceu durante todo o tempo deles aqui, revitalizá-los mentalmente e fisicamente. A reapresentação já está definida para o dia 11 (de fevereiro) e aí nós vamos vamos fazer uma preparação totalmente voltada para o início, com o calendário que nós temos, que é o Campeonato Pernambucano", disse o técnico Hélio dos Anjos. 

E entre as ações do Náutico para 2021, está a renovação do contrato do treinador. No fim da noite da última quarta-feira (27), Hélio dos Anjos e a direção alvirrubra acertaram a permanência do técnico até o fim da próxima edição da Série B do Campeonato Brasileiro, segundo confirmou a reportagem do Jornal do Commercio e do Blog do Torcedor com o presidente Edno Melo. 

Arrumando a casa para a nova temporada e dando adeus ao ciclo de 2020, o Náutico foca nos novos desafios levando o que aconteceu de bom no ano que passou. "Não quero discutir o que ganhou ou perdeu. É hora de revitalizar o grupo, fazer mudanças e essas mudanças serão ao natural. Não tem dispensa de jogadores, porque os contratos estão terminando e nós temos, sim, interesse em ter aqui jogadores que vão revitalizar esse grupo. Esse grupo apresentou muita coisa boa, apresentou uma condição de final de temporada muito forte, mas não podemos viver disso. Já discutimos com a direção e estamos discutindo isso com os postulantes a serem contratados, tudo dentro de um equilíbrio muito grande. O clube tem o seu orçamento, tem pés no chão, mas no futebol você precisa ser um pouco ousado, uma ousadia equilibrada para não fazer bobagem. Nós vamos revitalizar o grupo, a intenção é ter um grupo mais forte do que esse grupo foi esse ano", completou Hélio dos Anjos. 

Ficha do jogo:

Náutico: Anderson; Hereda, Rafael Ribeiro; Camutanga e Bryan; Rhaldney, Djavan e Jean Carlos; Vinícius , Erick e Kieza.
Técnico: Hélio dos Anjos

CSA: Matheus Mendes; Norberto (Rafinha), Cleberson, Rodolfo Filemon e Diego Renan; Geovane, Yago e Nadson; Pedro Júnior, Gabriel; Paulo Sérgio.
Técnico: Mozart

Local: Estádio dos Aflitos, Recife.

Horário: 21h30

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)

Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)

 

Tags

Autor