Nos 106 anos de fundação do Santa Cruz, muitos craques vestiram o manto tricolor e marcaram história no clube. Seja pelos gols marcados, pelos títulos conquistados ou até mesmo pelos acessos obtidos ao longo da carreira. Diante disso, a reportagem do SJCC entrevistou 11 ex-jogadores que atuaram pela equipe coral para saber quais os três maiores jogadores da história do Tricolor do Arruda na opinião deles. Dentre os nomes ouvidos estão: Ricardo Rocha, Zé do Carmo, Ramón, Carlinhos Bala, Marlon, Fumanchu, Luciano Veloso, Luiz Neto, Levir Culpi, Marcelo Ramos e Alfredo Santos.
Dos 11 entrevistados, sete deles elegeram Givanildo Oliveira como um dos maiores da história do Santa Cruz. O ex-volante, que atualmente está com 71 anos, conquistou sete títulos do Campeonato Pernambucano (1969–1973 e 1978 e 1979) com a camisa coral. Além disso, chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira no final dos anos 70. Procurado pela reportagem do SJCC, Givanildo agradeceu os votos que recebem dos ex-colegas de profissão, mas se recusou a opinar quais os melhores da história do Santa Cruz: "não me sinto à vontade", disse o hoje treinador.
Bastante bem-humorado, o ex-zagueiro Levir Culpi, que atuou no Santa Cruz nos anos de 1974 a 1978, brincou com a reportagem do SJCC na hora de votar e só apontou dois nomes. "Vocês continuam querendo me deixar numa situação difícil, não é? Não vou dizer quem são os três melhores. Só vou dizer dois para vocês ficarem curiosos: Givanildo (Oliveira) e Luciano (Veloso) não têm jeito. Mas o terceiro não vou dizer. Façam uma pesquisa, pois não quero falar sobre o terceiro", brincou Culpi.
Os outros dois mais votados como os maiores da história do Santa Cruz foram o ex-meia Luciano Veloso (seis votos), que ficou conhecido como "Maravilha do Arruda" pela sua habilidade e maestria de conduzir o time - um verdadeiro camisa 10 - e, além disso, marcava bastante gols. Ao todo foram 174 gols em 409 partidas pelo tricolor, sendo um dos principais nomes na conquista do Pentacampeonato Estadual nos anos 70. O outro nome mais lembrado, também com seis votos, foi o centroavante Ramón, que também participou na campanha do Penta, mas também ganhou destaque nacional ao se consagrar artilheiro do Brasileirão de 1973, ao marcar naquela edição 23 gols.
- Zagueiro do Santa Cruz fala de experiência de ter jogado em nove países diferentes e, na folga, tem como hobby ser DJ
- Schulle reconhece que, apesar de ter elenco enxuto, Santa Cruz tem jogadores versáteis
- Santa Cruz oficializa renovação do volante André até 2021
- 'Primeiro temos de cuidar daqueles que estão aqui', diz presidente do Santa Cruz sobre busca por reforços
- Santa Cruz: presidente Constantino Júnior elogia volante André
- Segundo campo do CT do Santa Cruz está 'quase pronto'
- Capitão do Santa Cruz revela que já vem se preparando para pendurar as chuteiras
Tricolor declarado, o ex-volante Zé do Carmo, que recebeu três votos dos colegas, apontou os seus favoritos, ou melhor, seus ídolos. "É sempre muito difícil responder essas perguntas porque tantos bons jogadores passaram pelo Santa Cruz. Quando começamos a acompanhar futebol não olhávamos para eles apenas como bons jogadores e sim como ídolos. Eu acho que Givanildo, como volante, foi o melhor de todos. Ramón, como centroavante, indiscutível o melhor (que passou no clube). E Luciano Veloso como meio-campista", declarou o ex-cabeça de área.
Mesmo sendo um dos jogadores mais vitoriosos da história do Santa Cruz, o recém-aposentado Tiago Cardoso não foi lembrado pelos ex-jogadores tricolores. Com a camisa 1 coral, Cardoso conquistou cinco títulos pernambucanos (2011, 2012, 2013, 2015 e 2016), uma Copa do Nordeste (2016) e uma Série C (2013), além de ter levado o Tricolor do Arruda da Série D até a Primeira Divisão (três acessos). Outro nome que não foi citado e marcou história no clube foi o centroavante Nunes, que foi procurado pela reportagem do SJCC para participar da votação, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria.
Além dos três mais votados - Givanildo Oliveira, Luciano Veloso e Ramón -, os outros ex-jogadores citados como um dos maiores da história foram: Zé do Carmo (3), Joãozinho Sergipano (2), Mazinho (2), Ricardo Rocha (2), Henágio (1), Rivaldo (1), Amarildo (1) e Washington (1).
TOP 3 DA HISTÓRIA DO SANTA CRUZ
Givanildo Oliveira: 7 votos
Luciano Veloso: 6 votos
Ramón: 6 votos
CONFIRA QUEM VOTOU EM QUEM:
- Luiz Neto: Givanildo Oliveira, Ramón e Joãozinho.
- Alfredo Santos: Mazinho, Ramón e Joãozinho.
- Ricardo Rocha: Givanildo Oliveira, Luciano Veloso e Zé do Carmo.
- Zé do Carmo: Givanildo Oliveira, Ramón e Luciano Veloso.
- Marcelo Ramos: Zé do Carmo, Rivaldo e Ricardo Rocha.
- Fumanchu: Givanildo Oliveira, Ramón e Luciano Veloso.
- Ramón: Luciano Veloso, Mazinho e Givanildo Oliveira.
- Luciano Veloso: Ramón, Givanildo e Luciano Veloso.
- Carlinhos Bala: Henágio, Amarildo e Washington.
- Marlon: Ramón, Ricardo Rocha e Zé do Carmo.
* - Levir Culpi: Givanildo Oliveira e Luciano Veloso.
* Só quis votar em apenas dois.
Comentários