AUDITORIA

Diretoria do Santa Cruz promete um balanço financeiro mais completo e transparente

Fred Dias, diretor de futebol e membro do núcleo de gestão do Tricolor, conta que o clube vem passando por uma auditoria da renomada empresa BDO

Filipe Farias
Cadastrado por
Filipe Farias
Publicado em 27/04/2020 às 19:58 | Atualizado em 27/04/2020 às 20:50
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
ARQUIBANCADAS VAZIAS Santa Cruz, Sport e Náutico ainda não sabem quando poderão receber seus torcedores nos estádios outra vez. Governo ainda não sinalizou os testes - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Com o prazo se encerrando para publicar o balanço financeiro do clube referente ao ano de 2019 (tem até o próximo dia 30), a diretoria do Santa Cruz promete a divulgação de um balancete mais completo e transparente possível. Isso porque a renomada empresa BDO - a única no Brasil que faz auditoria em clubes de futebol - está fazendo um levantamento de todos os números do Tricolor do Arruda para descobrir a verdadeira realidade financeira do clube e o real tamanho dos débitos e também dos créditos.

"O nosso balanço (financeiro) será publicado na data limite prevista na legislação. A BDO, auditoria independente e conhecida mundialmente, com uma credibilidade imensa está auditando as contas do clube e fazendo o balanço financeiro do Santa Cruz. Também temos a auditoria interna e externa, a Equipe Consultores que vem fazendo a auditoria das contas e a auditoria interna é feita pelo nosso conselho fiscal. Mas a BDO vai fazer um levantamento também dos últimos balanços do clube para que ocorra uma republicação e possamos adequar a nossa dívida a realidade", explicou Fred Dias, diretor de futebol e membro do núcleo de gestão do Santa Cruz, em entrevista ao repórter João Victor Amorim, da Rádio Jornal.

Para o dirigente tricolor, os últimos balancetes não são fieis a real dívida do Santa Cruz. "Hoje o balanço financeiro não demonstra a realidade do tamanho da nossa dívida que o Santa Cruz diz ter. Mas não adianta Fred Dias dizer que a dívida é 'X'. Até porque não tenho os documentos necessários para afirmar de forma contábil que o valor é esse ou aquele. Por isso contratamos a BDO para fazer esse levantamento e, assim termos essa credibilidade do porte de uma empresa como a BDO no mercado para nos informar o tamanho do débito atual do Santa, mas também do crédito que temos. Até porque nos balanços do Santa Cruz nunca colocam o maior patrimônio do clube que é o Arruda, que é estimado em torno de R$ 200 milhões. É preciso ser colocado para fatores de transparência contábil", contou.

DENTRO DA LEGISLAÇÃO

 

A busca dessa readequação, segundo Fred Dias, é para que o clube possa se encaixar em algumas exigências impostas pela Confederação Brasileira de Futebol. "Essa realidade precisa ser apresentada para nos adequarmos, principalmente, na questão do Fair Play Financeiro e no sistema de licenciamento da CBF, que foram implementados no futebol brasileiro. Tudo isso vem sendo feito de maneira a adequar o Santa Cruz na legislação do futebol nacional. Essa medida visa atrair investidores estrangeiros... Estamos preparando o clube para alçar voos que permitam a venda de cotas de investidores. Não que isso vá ser feito, mas precisamos estar preparados. Pois, existindo o interesse, o clube pode ser visto como potencial ativo de investimento", detalhou o dirigente coral.

Comentários

Últimas notícias