Com atenção

Santa Cruz é cauteloso com mudanças nos direitos de transmissão do futebol

Clube vê que é possível tirar proveito delas no médio a longo prazo, mas não prevê ações por ainda ter contratos vigentes

Klisman Gama
Cadastrado por
Klisman Gama
Publicado em 19/06/2020 às 8:03
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Mudanças no âmbito de transmissão de jogos foi posta através de Medida Provisória do Governo Federal - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

A quinta-feira (18) trouxe uma mudança no cenário das transmissões televisivas do futebol brasileiro. Com a Medida Provisória nº 984, o televisionamento de uma partida precisa apenas de um acordo entre a emissora e a equipe mandante. Com isso, os clubes poderão negociar diretamente com a empresa e tirar proveito dessa mudança em torno de melhorias nos contratos. O Santa Cruz está atento e estuda o que é possível fazer, pesando os fatores positivos e negativos da medida. Porém, no momento, no curto prazo, é algo que ainda deve demorar a acontecer, pois o Tricolor tem contrato vigente nas competições que disputa.

"O Santa Cruz tem um contrato que foi negociado com a CBF para a transmissão dos jogos pela DAZN em plataforma digital. Se houver o interesse de um parceiro para negociação em TV aberta, fechada ou outros canais, a gente não teria a anuência como clube visitante, só em jogos como mandante mesmo. Anteriormente teria que ter essa presença do clube visitante. Evidente que é uma situação nova, mas que a gente precisa analisar com cuidado os prós e contras dessa situação", comentou o diretor de futebol e membro do Núcleo de Gestão do Santa, Fred Dias.

Mesmo sendo algo para um futuro mais distante, o Tricolor fica atento. E para acertar esses contratos, é preciso estudar viabilidade e o quanto que isso poderia impactar na receita que o clube teria nas partidas como mandante. O motivo disso é que as arrecadações em dias de jogos contam como uma boa parte do orçamento que o Santa Cruz consegue durante o ano. Então com a possibilidade de uma transmissão de um confronto no Arruda tirar público do estádio, seria preciso que o valor a ser recebido compensasse essa evasão.

"Até porque temos que rever se for veicular em alguma praça, o quanto isso impacta na ausência do público no estádio, mesmo sabendo que o momento agora não é possível, nem quando vai acontecer. Mas é importante analisar tudo isso e levar em consideração, com todo conhecimento e profissionalismo, para que o Santa Cruz faça bons contratos. Acordos que já existem dificilmente vão ser alterados, mas nos novos contratos que vierem, poderemos utilizar essa prerrogativa para negociar", arrematou Fred Dias.

Comentários

Últimas notícias