Como os jogadores do Santa Cruz ficaram mais de quatro meses sem disputar uma partida oficial, o departamento de fisiologia do clube tem tomado todos os cuidados na recuperação do elenco após o clássico contra o Sport, no último domingo (19). Sem muito tempo para descanso e já com outra decisão pela frente, a comissão técnica tricolor vem buscando deixar todos os atletas aptos fisicamente para entrarem em campo quarta-feira (22), contra o River-PI, às 20h, no estádio Eliel Martins (Valfredão), na cidade de Riachão do Jacuípe, na Bahia, e buscar a classificação às quartas de final da Copa do Nordeste.
"Sabendo a importância do jogo contra o nosso maior rival e a importância dos próximos jogos na Copa do Nordeste, assim que acabou a partida do domingo nos iniciamos o processo de recuperação dos atletas, com suplementação e, posteriormente, com uma alimentação no clube. Além disso, trabalhos recuperativos como crioterapia, massagens e fisioterapia", explicou Igor Soalheiro, fisiologista do Santa Cruz.
Com o elenco já instalado em Riachão do Jacuípe, os atletas que disputaram o clássico contra o Sport fizeram o exame do CK (que aponta o nível de desgaste do jogador e o risco de sofrer uma lesão em caso de muito esforço físico) e, de acordo com o especialista tricolor, o grupo se apresentou num bom nível mesmo com uma viagem no meio da recuperação. "Os atletas apresentaram uma boa reposta e isso se deve ao trabalho que eles vinham fazendo no período de pandemia. Além de sempre estarem acompanhando o processo de recuperação que a gente estava propondo para eles, com alimentação e hidratação. Os resultados, de certa forma, foram bem positivos e continuamos com esse processo de recuperação até momentos antes da partida", contou Soalheiro.
- 'Aqui é tradição e tem que respeitar essas três cores', diz presidente do Santa Cruz
- Itamar Schulle explica como o Santa Cruz conseguiu conter os avanços do lado direito do Sport
- Santa Cruz viaja com desfalques e Schulle prega cautela contra o River-PI: 'confiança é uma palavra perigosa'
- Atacantes são regularizados, mas só um fica à disposição de Schulle para decisão contra o River-PI
- Santa Cruz coleciona mais uma vitória marcante contra o Sport na Ilha
- Volante ganha a confiança de Itamar Schulle e a titularidade do Santa Cruz
- Veja o que o Santa Cruz precisa fazer para se classificar ao mata-mata da Copa do Nordeste
- 'Vamos esperar que o Santa Cruz tenha um bom resultado e siga na Copa do Nordeste', diz Tônico Araújo
Nas próximas horas, o fisiologista tricolor explicou que além dos exames já feitos, também é fundamental o diálogo com cada jogador para saber se algum deles apresenta um possível desconforto e que pode gerar uma lesão mais grave. "Esse processo é acompanhado de forma longitudinal. Quando acaba a partida já começamos com uma pequena entrevista e fazemos isso diariamente para saber se o atleta apresenta algum ponto de dor, cansaço anormal para cada atleta. Fazemos isso para que eles cheguem na partida da melhor maneira possível e, tudo o que colhemos, vamos passando para a comissão técnica", detalhou.
EQUIPE
O técnico Itamar Schulle, expulso contra o Botafogo-PB, não comanda o time na área técnica. O seu auxiliar, Lucas Isotton, ficará com a responsabilidade de passar as instruções à beira do gramado. Outro que cumpre suspensão por ter sido expulso diante dos paraibanos é o meia Didira. Já Augusto Potiguar, titular contra o Sport, sofreu um estiramento no ligamento do ombro e não viajou com a deleção para a Bahia.
Um provável time do Santa Cruz para encarar o River-PI: Maycon Cleiton; Toty, Danny Morais, William Alves e Fabiano; André, Paulinho e João Cardoso (Tinga); Victor Rangel, Jeremias e Pipico.
Comentários