Mesmo com a perda do título Estadual para o Salgueiro, eliminações na Copa do Brasil e do Nordeste, além de acumular algumas polêmicas fora de campo, especialmente com declarações do técnico Itamar Schulle, o começo do Santa Cruz no Campeonato Brasileiro da Série C é excelente e histórico. Na liderança do Grupo A com duas vitórias e um empate em três jogos disputados, o Tricolor têm seu melhor início na Terceirona em relação as outras cinco vezes em que participou da competição.
O empate contra o Paysandu na estreia e as vitórias contra o Treze e o Botafogo-PB alçaram a Cobra Coral para liderança do seu grupo, com sete pontos. Ontem (24), o Remo ficou no 0x0 com o Imperatriz-MA e também chegou aos sete pontos, mas perde nos critérios de desempate.
O aproveitamento do Santa Cruz até aqui já é histórico. Antes, o melhor início na Série C havia sido em 2013, quando começou com duas vitórias no Arruda diante do Luverdense e do Cuiabá, e perdeu fora de casa para o CRB. Ao final daquele ano, o Tricolor conquistou o acesso e se sagrou campeão.
A título de comparação, na sua primeira participação na Série C, em 2008, o Santa Cruz largou nos três primeiros jogos com duas derrotas e uma vitória. Em 2012, foram dois empates e uma vitória. Já em 2013, melhor início até então, foram duas vitórias e uma derrota. Após anos entre Série A e B, o Tricolor voltou a jogar a Terceirona em 2018, quando iniciou com dois empates e uma vitória. Em 2019, ano que foi eliminado ainda na primeira fase, a Cobra Coral iniciou com dois empates e uma derrota. Além do ótimo início em 2020, também chama atenção o bom desempenho fora de casa, já que o time somou quatro pontos longe do Arruda, com uma vitória e um empate.
- Regularizado, Negueba chega ao Santa Cruz sem o aval de Schulle: 'achei abaixo do que era necessário'
- Na bronca com a imprensa, técnico do Santa Cruz profere declaração preconceituosa em coletiva
- Técnico do Santa Cruz, Itamar Schulle pede desculpa após expressão preconceituosa
- Júnior se diz preparado para mais um desafio de jogar improvisado na lateral esquerda do Santa Cruz
- Santa Cruz arranca vitória contra o Botafogo-PB e chega a liderança no Grupo A da Série C
- Itamar Schulle comemora vitória do Santa Cruz e bom início na Série C
- Com participação nos dois gols da vitória do Santa Cruz, Didira comemora boa atuação
- "Esse elenco tem uma liga diferente", diz Nei Pandolfo após vitória do Santa Cruz fora de casa
- Executivo de futebol do Santa Cruz afirma que novas contratações devem chegar na próxima semana
Após a vitória contra o Botafogo-PB por 2 a 1 neste domingo (23), o executivo de futebol do Santa Cruz, Nei Pandolfo, elogiou o rendimento do time neste início de Série C. “Sabíamos que a dificuldade sempre é grande. Uma competição muito forte em todos aspectos. Iniciamos fora de casa e conseguimos um ponto importante. Naquele momento com vários desfalques e conseguimos retornar em casa com uma grande vitória de virada no final. Contra o Botafogo-PB, um belo jogo, com posse de bola, controle do jogo, com mais opções. O time está de parabéns, toda comissão técnica e atletas por esse envolvimento”, disse Pandolfo, que destacou a importância de manter a concentração até o fim da competição.
“Acho que é excelente esse início, mas é preciso manter. Não é uma competição fácil, a gente sabe que ela tem uma longevidade muito grande, são mais seis meses pela frente pelo menos. Então é todo mundo concentrado, como tem sido até agora”, reforçou.
INVENCIBILIDADE
O ótimo desempenho neste início também é reflexo da competitividade que o Santa Cruz tem apresentado ao longo desta temporada. Contando apenas os resultados do tempo normal, o Santa Cruz chega a 11 jogos de invencibilidade. Isso porque a última derrota do Tricolor foi para o Sport, no dia 7 de março, por 1 a 0, em partida válida pela Copa do Nordeste. É bem verdade que nesses jogos de invencibilidade, o time acumulou dois fracassos nos pênaltis para Confiança e Salgueiro, mas, como dito anteriormente, não foi batido no tempo regulamentar. Portanto, a julgar por este início, o time comandado por Itamar Schulle chegará com força na briga pelo acesso à Série B, no fim da temporada.
VEJA O HISTÓRICO DO SANTA CRUZ NOS TRÊS PRIMEIROS JOGOS NA SÉRIE C:
2008
Campinense 2 x 1 Santa Cruz
Santa Cruz 3 x 0 Central
Potiguar 3 x 0 Santa Cruz
2012
Santa Cruz 1 x 1 Guarany de Sobral
Salgueiro 2 x 2 Santa Cruz
Santa Cruz 2 x 1 Treze
2013
Santa Cruz 2 x 0 Luverdense
CRB 2 x 1 Santa Cruz
Santa Cruz 1 x 0 Cuiabá
2018
Náutico 1 x 1 Santa Cruz
Santa Cruz 3 x 1 Atlético-AC
Santa Cruz 0 x 0 ABC
2019
Santa Cruz 2 x 2 Treze
Ferroviário 3 x 0 Santa Cruz
Santa Cruz 1 x 1 Botafogo-PB
2020
Paysandu 0 x 0 Santa Cruz
Santa Cruz 3 x 2 Treze
Botafogo-PB 1 x 2 Santa Cruz
Comentários