NORDESTÃO

Lanternas: Salgueiro e Santa Cruz duelam em busca da primeira vitória na Copa do Nordeste 2021

Ainda sem Brigatti, afastado por covid-19, Santa Cruz pode ter novidades na escalação

Imagem do autor
Cadastrado por

Carolina Fonsêca

Publicado em 10/03/2021 às 21:30
Notícia
X

Santa Cruz e Salgueiro abrem a terceira rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste 2021, na noite desta quinta-feira (11), às 18h, no Cornélio de Barros, na cidade de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. O início dos pernambucanos na competição foi bem abaixo da expectativa e tanto o Carcará quanto a Cobra Coral ainda buscam a primeira vitória no torneio. Para este jogo, o Santa tem desfalques dentro e fora das quatro linhas, mas também pode ter novidades na escalação. 

>> Executivo de futebol crê em melhora do Santa Cruz com a chegada dos novos reforços

>> Transparência: Santa Cruz abre contas, detalha folha salarial e promete premiações por metas alcançadas

>> Com Leonan e Madson no DM, médico do Santa Cruz indica prazo de retorno dos atletas

Até o momento, os tricolores amargaram derrotas para o Vitória, por 2x0, e para o ABC, por 1x0, na 1ª e 2ª rodada, enquanto a equipe sertaneja perdeu para o Bahia, por 3x2, e para o 4 de Julho, por 1x0, também na 1ª e 2ª rodadas. Com este desempenho inicial, tanto o Santa Cruz quanto o Salgueiro ocupam as lanternas dos grupos A e B, respectivamente, sem nenhum ponto somado até agora. O encontro entre os pernambucanos é a chance de aliviar a situação crítica para pelo menos um dos lados. 

O desfalques corais começam ainda fora de campo. No último sábado (6), o técnico João Brigatti testou positivo para a covid-19 e está cumprindo quarentena. Ele não comandou o time diante do ABC, no último domingo (7) e também não estará na área técnica nesta quinta-feira. Quem o substitui é o auxiliar técnico Bazílio Amaral. Com Brigatti afastado também da semana de treinos no Arruda, cabe a Bazílio, definir o time que entrará em campo para a partida diante do Carcará. Mas o auxiliar garante que o técnico está acompanhando cada detalhe, mesmo a distância. "Na realidade, nós estamos conversando com Brigatti constantemente por telefone. Sobre tudo: tamanho da grama do campo, contratação, condições que os jogadores chegaram, treinamento, escalação. Ou seja, tudo que o Santa Cruz está passando o João Brigatti está participando e está tomando as decisões em conjunto conosco", disse Bazílio. 

Quanto a escalação, logo após a derrota para o ABC, o auxiliar deu os primeiros sinais das mudanças que pode fazer. Bazílio sinalizou que pode promover a estreia do goleiro Martín Rodriguez e, na noite desta quarta-feira, ao fim do último treino antes da partida contra o Salgueiro, cravou a estreia do arqueiro. O uruguaio foi um dos primeiros reforços anunciados pelo Santa para a temporada 2021 e deve estar em campo pela primeira vez com a camisa tricolor nesta quinta-feira, no lugar de Jordan, que foi titular nos quatro primeiros jogos do ano - contra Vitória-PE e Central, pelo Pernambucano, e contra Vitória-BA e ABC, pelo Nordestão. 

E para reverter o atual cenário, e ordem é aumentar o jogo pelas beiradas. "O primeiro ponto é competir um pouco mais. Nos dois jogos da Copa do Nordeste a gente esteve um pouco abaixo em relação a competitividade. Com a bola no pé a gente tem qualidade para fazer a bola fluir. Além disso, também queremos aumentar um pouco mais o jogo pela beirada. No pouco tempo de treino que a gente teve, tentamos trabalhar isso com os atletas", contou Bazílio Amaral, auxiliar técnico do Santa Cruz.

O auxiliar de Brigatti também terá outra questão para resolver. Desta vez, na lateral-esquerda. O lateral-esquerdo Leonan, até então considerado titular da vaga, ainda não atuou pelo Santa Cruz na temporada 2021. Ele sentiu a coxa ainda durante a pré-temporada, iniciou tratamento no Departamento Médico tricolor, chegou a ser liberado para a transição, mas voltou a sentir dores e retornou ao DM. Na ausência de Leonan, Brigatti já recorreu a João Cardoso, Vinícius Balotelli e Eduardo, mas um novo nome pode pintar na posição contra o Salgueiro. 

No último domingo, o Santa Cruz anunciou a contratação de mais três reforços: o meia Marcos Vinícius, o atacante Madson e o lateral-esquerdo Alan Cardoso. Antes disso, na sexta-feira (5), anunciou também o volante Elicarlos e o atacante equatoriano Jean Carlos Quiñonez. Dos cinco, até a noite desta quarta-feira (10), apenas Alan teve o nome publico no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e poder ser a escolha de Bazílio para a lateral. Além de Alan, Quiñonez viajou para Salgueiro junto com a delegação e, se estiver regularizado, também pode fazer sua estreia - o equatoriano é atacante, mas atua também como lateral-esquerdo e como ponta direita. 

Recém-chegado ao grupo, Alan reforça que a escolha de quem ocupará a vaga cabe ao treinador. "Além de Leonan, tem Eduardo e Balotelli. É uma disputa sadia. Acho que o professor saberá muito bem quem está apto e em melhor forma para ajudar a equipe", disse. Em campo, Alan pode também desempenhar a função de ala, já que o Santa Cruz tem jogado usando um esquema com três zagueiros. "Nunca joguei na função de ala, mas, pela minha característica de ser bem ofensivo, pode ser que me ajude bastante. Tenho certeza que será uma função muito boa, até porque ataco bastante e penso que irá ajudar", completou. 

Já o atacante Madson, mesmo que tenha seu nome publicado no BID a qualquer momento, precisará esperar um pouco para estar em campo pelo Santa. O atleta teve a infelicidade de se machucar no primeiro treino que fez com o grupo. Durante o jogo-treino contra a equipe Sub-20, na última segunda-feira, Madson levou uma pancada na coxa, sofreu um estiramento e está em tratamento no DM. 

Salgueiro

O Salgueiro vem de derrota por 1x0 para o 4 de Julho-PI, também pela Copa do Nordeste, com um gol marcado nos minutos finais da partida. Depois de enfrentar o Santa Cruz pela Copa do Nordeste, o Carcará vai poder focar completamente no duelo que terá contra o Corinthians, no dia 17 de março, pela 1ª fase da Copa do Brasil.

Ficha do Jogo: 

Salgueiro: Lucas Ferreira; Adenilson, Ranieri, Leozão e Tarcísio; Bruno Sena, Felipe Baiano e Moreilândia; Thomas Anderson, Cássio Ortega e Alison Araçoiaba. Técnico: Daniel Neri

Santa Cruz: Martín Rodriguez; William Alves, Danny Morais e Célio Santos; Augusto Potiguar, Caetano, Paulinho, Didira, Chiquinho e Alan (Eduardo); Pipico. Técnico: Bazílio Amaral.  

Local: Estádio Cornélio de Barros, Salgueiro. 

Horário: 18h

Árbitro: Diego Pombo Lopez (BA)

Assistentes: Paulo de Tarso Bregalda Gussen (BA) e Jose dos Santos Amador (BA) 

Tags

Autor