Médico explica situação de Quiñonez, que passou por cirurgia e é desfalque por dois meses no Santa Cruz
Quiñonez passou por cirurgia e vai desfalcar o Santa Cruz por pelo menos dois meses. Jogador já inicia fisioterapia nesta segunda-feira
O atacante equatoriano Jean Quiñonez, um dos nove reforços do Santa Cruz para a temporada 2021, foi submetido a um processo cirúrgico no último final de semana, após ser diagnosticado com uma doença genérica denominada de estenose ventricular. No dia 14 de março, inclusive, o atleta tinha sido internado depois de apresentar um quadro de convulsão. Após o procedimento a cirurgia realizada, o jogador teve alta na manhã dessa segunda-feira e já está bem. A tendência, aliás, é de que Quiñonez desfalque o Santa Cruz por pelo menos dois meses, como explica o médico do Tricolor, João Paulo Laffayete.
"Ele teve uma estenose ventricular. Nada mais é do que um estreitamento de um canal que comunica dois ventrículos no cérebro. Esse estreitamento causou um aumento da pressão intracraniana do atleta e isso levou ao quadro de convulsão. Nos testes admissionais, isso aí não foi evidenciado porque a gente não realiza de frequência. Conforme protocolo da CBF e Fifa, não há tomografia de crânio como exame admissional. Ele passou por vários clubes e isso não foi diagnosticado. Então, a partir daí, partiu-se para uma investigação, se evidenciou essa lesão e ele foi operado", afirmou o médico coral.
- 'Vamos ter resultados ainda esse ano', diz Brigatti após sequência de derrotas do Santa Cruz
- Por reação na Copa do Nordeste, Brigatti quer Santa Cruz com comportamento diferente diante do Fortaleza
- Diante do Fortaleza, Santa vai em busca dos primeiros pontos no Nordestão
- Santa Cruz comunica acordo com Paulinho e Didira
- CBF anuncia novo local, data e horário da estreia do Santa Cruz na Copa do Brasil
- Dos nove reforços, quatro estão no DM do Santa Cruz
Ainda segundo João Paulo Laffayete, Quiñonez já inicia a fisioterapia nesta terça-feira, de maneira bem gradual. 15 dias depois, retira os pontos e inicia o trabalho de academia. Sobre o trabalho no campo, o equatoriano só será liberado após dois meses da cirurgia, estando apto para realizar os treinamentos com o elenco coral. Na última semana, inclusive, Quiñonez já havia publicado através de sua conta no Instagram que ficaria fora dos gramados por um tempo.
O equatoriano Quiñonez chegou ao Arruda após uma passagem no sub-20 do Palmeiras, onde foi campeão paulista. Ele é ponta-direita de origem, posição onde se sente melhor, porém afirmou que pode jogar na ala ou lateral. Quinõnez, aliás, já estava treinando com o elenco, mas sofreu essa lesão e não teve como estrear pelo Santa Cruz.