DESEMPENHO

Perto do Z-4, Sport tem o pior aproveitamento entre os clubes da Série A nos últimos 10 jogos

Primeiro clube fora da zona de rebaixamento, Leão soma apenas uma vitória nos últimos 10 jogos

LOURENÇO GADÊLHA
Cadastrado por
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 01/12/2020 às 17:13 | Atualizado em 01/12/2020 às 17:45
GUSTAVO AMORIM/DIVULGAÇÃO
Marquinhos marcou o primeiro gol do Sport na derrota para o Santos - FOTO: GUSTAVO AMORIM/DIVULGAÇÃO

Depois de uma sequência negativa de três derrotas consecutivas, o Sport vem despencando na tabela a cada rodada. Se antes a gordura para a zona de rebaixamento era de oito pontos, agora apenas um separa o Leão do Z-4, que tem o Vasco na 17ª colocação. Esse é o reflexo do desempenho rubro-negro na Série A do Campeonato Brasileiro 2020, exemplificado numa roda gigante, que vive de altos e baixos. Na 13ª rodada, o time comandado pelo técnico Jair Ventura ocupava a 5ª colocação. Agora, ao término da 23ª rodada, o rubro-negro tem o pior desempenho entre todos os 20 clubes participantes da competição nos últimos 10 jogos. Além disso, completou nesta terça-feira um mês da última vitória no campeonato.

No Brasileirão, o Sport viveu os dois lados da moeda. Depois de um início irregular com o técnico Daniel Paulista, o Leão trouxe Jair Ventura para guiar o clube na competição. O novo comandante viveu seu ápice com o time rubro-negro na 13ª rodada, quando ocupou o 5º lugar depois de vencer o Bahia fora de casa por 2 a 1. Na época, tudo apontava para um caminho tranquilo rumo ao objetivo principal de se manter na elite do futebol brasileiro na temporada 2021. Mas a realidade vivida nos 10 jogos seguintes ficou bem aquém do que projetava os leoninos.

 

Isso porque nesse período, o Sport venceu apenas uma partida, além de dois empates e sete derrotas, totalizando um aproveitamento de 16,67%, o pior entre todos participantes nos últimos 10 jogos. Além disso, foram sete gols feitos e 19 sofridos. O último triunfo no Brasileirão foi exatamente há um mês, no dia 1º de novembro, quando bateu o Athletico-PR em casa por 1 a 0, no estádio da Ilha do Retiro. De lá para cá, foram quatro jogos, com três derrotas e um empate, o que representa a terceira maior sequência sem vitórias no Brasileirão. Apenas Internacional e Botafogo estão há mais jogos sem vitórias, seis e sete, respectivamente. Em números gerais, esse período de um mês sem triunfo é o maior do Leão na atual temporada.

Um dos principais fatores que tem atrapalhado o Sport nesses resultados negativos tem sido o baixo número de gols marcados pela equipe. Como evidenciado anteriormente, foram apenas sete gols nos últimos 10 jogos. Por outro lado, o clube voltou a marcar na derrota para o Santos por 4 a 2, já que não fazia gols há três jogos. Vice-artilheiro do Leão no Brasileiro com três gols marcados - atrás apenas do zagueiro Iago Maidana, que tem quatro - e autor do segundo gol na derrota para o time paulista, o atacante Leandro Barcia comemorou o tento, mas destacou a importância de voltar a somar pontos na competição. "É importante marcar, a gente precisa fazer gol. Mas o que mais importa no momento é voltar a somar, ganhar jogos. Pensamos muito e vamos trabalhar para isso acontecer", disse em entrevista coletiva.

ADVERSÁRIOS

De acordo com o levantamento matemático realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais, que apontou o Sport com o pior aproveitamento nos últimos 10 jogos, outra equipe que também despencou na tabela foi justamente o Vasco, que é o primeiro time na zona de rebaixamento do Brasileirão, com 24 pontos. Na 13ª rodada, o Cruzmaltino era o 9º colocado, com 18 pontos. Ou seja, despencou da parte de cima diretamente para abrir o Z-4, juntamente com Botafogo, Coritiba e Goiás, que na época já estavam na zona de rebaixamento e ainda permanecem ao fim da 23ª rodada. Depois do Leão, o Vasco é o time com o pior aproveitamento (apenas 20%) nos últimos 10 jogos, com uma vitória, três empates e seis derrotas.

Quem figurava na zona de rebaixamento na 13ª rodada e viu seu desempenho melhorar foi o RB Bragantino, que ocupava a 18ª colocação com 12 pontos e agora está em 15º lugar com 27, sendo a sétima melhor campanha nos últimos 10 jogos, com quatro vitórias, três empates e três derrotas, totalizando um aproveitamento de 50%. Contudo, a maior evolução de uma equipe que figurava na parte de baixo na tabela e subiu de patamar nesse período foi o Bahia, que estava em 16º com 12 pontos e somou um total de 16 pontos nesses 10 jogos, com cinco vitórias, um empate e quatro derrotas. O aproveitamento de 53,33% fez o time Tricolor ter a quinta melhor colocação no período retratado pelo levantamento da UFMG.

Outro que estava próximo do Z-4 e subiu algumas posições foi o Corinthians. O alvinegro paulista ocupava o 15º lugar nos 13 primeiros jogos do Campeonato. Agora, com 10 rodadas depois, o time comandado por Vágner Mancini está na 11ª posição, com 29 pontos. No recorte, foram quatro vitórias, três empates e três derrotas, que resultou num total de 50% de aproveitamento. Já o Ceará, que era o 14º com 14 pontos subiu para a 10ª colocação atualmente, com 29 pontos. Entre os times nordestinos, fica atrás apenas do seu rival local, Fortaleza, que tem os mesmo 29 pontos. Na 13ª rodada, o Tricolor do Pici era o 11º, com 17 pontos. Ou seja, subiu duas colocações nesses 10 jogos seguintes.

O melhor desempenho nesses últimos 10 jogos foi do Grêmio, que deixou o 12º lugar e subiu para o 7º. No período foram 23 pontos somados em sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota, com um aproveitamento de 76,67%. Na cola do Tricolor Gaúcho vem o São Paulo, que no mesmo período somou 21 pontos (seis vitórias e três empates), mas tem um jogo a menos. Ou seja, em caso de vitória sobre o Goiás nesta quinta-feira - em jogo adiado da primeira rodada -, o time paulista sobe para a primeira colocação geral do campeonato e também no recorte dos últimos 10 jogos, já que chegaria a 24 pontos somados e ultrapassaria o Grêmio.

RISCO DE REBAIXAMENTO

Um outro levantamento da UFMG também apontou a probabilidade de rebaixamento entre os 20 clubes participantes da Série A.

Confira:

Goiás - 85,8%
Botafogo - 77,9%
Coritiba - 75,7%
Vasco - 38,5%
Sport - 35,5%
Atlético-GO - 15,1%
Bragantino - 14,6%
Athlético-PR - 14,6%
Bahia - 13,8%
Fortaleza - 11%
Corinthians - 8,9%
Ceará - 8,2%
Fluminense - 0,12%
Internacional - 0,11%
Santos - 0,052%
Palmeiras - 0,042%
Grêmio - 0,013%
Flamengo - 0,008%
Atlético-MG - 0%
São Paulo - 0%

BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
Sport x Vasco - FOTO:BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias