PERMANÊNCIA

Relembre como foram as permanências do Sport na Série A de pontos corridos

Se vencer o RB Bragantino, Sport garante permanência na Série A de forma antecipada

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Holanda

Publicado em 15/02/2021 às 11:09
Notícia
X

O Sport está muito perto de garantir sua permanência na Série A. Se vencer o Bragantino nesta segunda-feira, o Rubro-Negro está garantido na elite do futebol brasileiro com duas rodadas de antecedência, cumprindo o grande objetivo do clube nesta temporada. Diante deste cenário, a reportagem do Jornal do Commercio. decidiu relembrar como foram as campanhas do Leão na Série A de pontos corridos que culminaram na manutenção do clube na elite do futebol brasileiro.

PERMANÊNCIAS

2007 - 14º

Em 2007, na primeira vez em que o Sport disputou uma Série A de pontos corridos, o Rubro-Negro terminou em 14º. Assim como na temporada 2020, o grande objetivo do Leão era se manter na Primeira Divisão, tendo em vista que o clube tinha passado de 2002 até 2006 na Segunda Divisão. Na época, a equipe leonina teve um começo de campeonato difícil, ficando algumas das primeiras rodadas na zona de rebaixamento. No entanto, o time reagiu quando o técnico Geninho chegou e fez uma campanha tranquila, de meio de tabela, oscilando entre o 11º e 14º.

Na última rodada daquele campeonato, aliás, o Sport chegou brigando por uma vaga na Copa Sul-Americana. Para confirmar a vaga na competição internacional, o Rubro-Negro precisava derrotar fora de casa o já rebaixado Juventude. No entanto, o Leão perdeu por 2x1 para os gaúchos e não conseguiu a vaga.

2008 - 11º

Se em 2007 a permanência do Sport foi tranquila, em 2008 foi mais ainda. Campeão da Copa do Brasil, o Rubro-Negro fez uma Série A tranquila, terminando em 11º com 52 pontos, zona que classificaria o time para a Sul-Americana. No entanto, como havia sido campeão da Copa do Brasil, o time leonino já estava garantido na Libertadores de 2009, inviabilizando sua participação em outra competição internacional. Na Série A de 2008, o Sport foi comandado por Nelsinho Baptista durante toda a campanha.

2014 - 11º

Em 2014, retornando à Série A após disputar a Série B em 2013, o Sport teve uma permanência tranquila. Sob o comando de Eduardo Baptista, o Rubro-Negro terminou em 11º com 52 pontos, conquistando uma vaga na Sul-Americana. Na Série A daquele ano, o Leão até teve um período de oscilação, ficando sem vencer por dez jogos. No entanto, nem mesmo com essa sequência negativa entrou na zona de rebaixamento. Depois, voltou a triunfar e terminou a campanha de forma tranquila.

2015 - 6º

Em 2015, na melhor campanha do Sport na Série A de pontos corridos, o Rubro-Negro em momento nenhum flertou com a briga contra o rebaixamento. Na ocasião, a luta do Leão era por vaga na Libertadores. No entanto, ficou no quase. Na época, o time leonino terminou em 6º colocado, zona que hoje daria vaga na Libertadores, mas naquela época era só até o 4º lugar. A diferença do Sport para o 4º, aliás, foi de apenas três pontos. O Leão terminou em 6º com 59 pontos, enquanto o São Paulo fez 62 e terminou no G4.

O Sport começou o campeonato sendo comandado por Eduardo Baptista, técnico que havia sido campeão da Copa do Nordeste e Campeonato Pernambucano em 2014, além de ter garantido a permanência na Série A de forma tranquila. No entanto, Eduardo Baptista deixou o Rubro-Negro durante o 2º turno da competição, transferindo-se para o Fluminense. Em seu lugar veio Paulo Roberto Falcão.

2016 - 14º

Se em 2015 o Sport não flertou com a zona de rebaixamento, em 2016 foi aperreio grande. O Leão chegou na última rodada precisando vencer para escapar sem depender de ninguém. E conseguiu. Com gols de Rogério e Diego Souza, o Rubro-Negro venceu o Figueirense por 2x0 e se manteve na elite do futebol brasileiro. De quebra, conseguiu uma vaga na Sul-Americana, já que terminou em 14º com 47 pontos. A equipe leonina começou o campeonato com o técnico Oswaldo Oliveira, mas terminou com Daniel Paulista.

2017 - 15º

Se em 2016 foi aperreio, 2017 foi ainda mais. Isso porque o Sport chegou na última rodada sem depender apenas de si mesmo. Precisava vencer o já campeão Corinthians e torcer para que Coritiba ou Vitória não vencessem os seus jogos. E foi isso que aconteceu. O Leão derrotou o Alvinegro por 1x0 e os outros dois rivais foram derrotados, fazendo com que o Sport terminasse em 15º da Série A com 45 pontos. Naquele campeonato, o Leão contou com três técnicos: começou com Ney Franco, depois trouxe Vanderlei Luxemburgo e terminou novamente com Daniel Paulista, que conseguiu a manutenção mais uma vez.

REBAIXAMENTOS

Desde que disputou a primeira Série A de pontos corridos, em 2007, o Sport foi rebaixado três vezes. A primeira aconteceu em 2009, quando o Leão caiu como lanterna, fazendo apenas 31 pontos. O outro rebaixamento aconteceu em 2012, quando a queda foi sacramentada após derrota para o Náutico na última rodada - embora o Leão caísse mesmo vencendo o rival, pois os resultados não ajudaram o time leonino. Na ocasião, o Sport terminou a Série A de 2012 com 41 pontos, na 17ª posição.

O último rebaixamento do Sport aconteceu em 2018. Na ocasião, o Rubro-Negro até venceu o Santos por 2x1, mas foi rebaixado porque os resultados que precisavam acontecer não aconteceram. Na época, o Leão caiu em 17º, tendo conquistado 42 pontos.

Tags

Autor