COLUNA DO ESTADÃO

Disputa pela Avenida Paulista no 7 de Setembro é forte sinal de que polarização envolverá cada vez mais as ruas

A disputa pelo direito de ocupar a Avenida Paulista no 7 de Setembro é forte sinal de que a polarização envolverá cada vez mais as ruas e elevará a tensão política daqui até o final das eleições

Alberto Bombig
Cadastrado por
Alberto Bombig
Publicado em 18/08/2021 às 7:00
EDSON LOPES JR./SECOM
Avenida Paulista, em São Paulo, em um dia de domingo - FOTO: EDSON LOPES JR./SECOM
Leitura:

A disputa pelo direito de ocupar a Avenida Paulista no 7 de Setembro é forte sinal de que a polarização envolverá cada vez mais as ruas e elevará a tensão política daqui até o final das eleições. Nos bastidores do Ministério Público e da PM, o embate pela prerrogativa de usar a via gerou preocupação em relação à segurança das manifestações. Como mostrou o blog da Coluna, opositores de Jair Bolsonaro levarão ao MP pedido contestando a liberação da avenida para os apoiadores do presidente: alegam ser a vez deles no rodízio mediado pela PM.

Tensão

A percepção das autoridades é de que os ânimos estão se exaltando em São Paulo e no País. O medo é de desrespeito ao rodízio e consequente conflito.

Tapetão

A disputa também indica que os tribunais deverão ser mais acionados. "Teremos uma expansão desse componente de judicialização. Isso agrega valor às narrativas polarizadas", diz o cientista político Creomar de Souza.

Versões

A PM-SP autorizou apoiadores de Bolsonaro a ocupar a Paulista no Dia da Independência porque a esquerda se manifestou no dia 24 de julho.

Versões 2

Os opositores do presidente contestam: entendem que a vez é deles, pois o último embate por data teria sido em 1 º de maio, quando bolsonaristas realizaram seu ato.

Judicialização

"Estão se valendo muito do Judiciário no sentido de proteger as ideologias de cada polo. É preciso aprender a fazer política independentemente da judicialização", diz o promotor e professor Clever Vasconcelos.

Questão...

As consequências das ameaças de Bolsonaro ao STF: 1) ninguém mais acredita na conversinha de que "ministros moderados tentam convencer o presidente a evitar atritos". Quem está no Planalto joga junto do presidente.

...de lado

2) Com seus vitupérios, Bolsonaro levanta bolas açucaradas para Rodrigo Pacheco cortar e marcar pontos importantes jogando do lado certo da quadra, o da democracia.

Interpretação de texto

Parlamentares da Comissão de Acompanhamento do MEC vão defender a reabertura das inscrições do Enem e endossar uma ação de entidades no STF sobre o exame. Eles criticam uma regra que dificulta a isenção da taxa de inscrição.

De olho

Danilo Forte (PSDB-CE) recebeu de Rose de Freitas (MDB-ES) a missão de acompanhar o andamento dos programas financiados por verbas federais. Conforme mostrou o Estadão, o Congresso deixou de fiscalizar o Orçamento aprovado pelos próprios parlamentares.

De olho 2

Forte disse à Coluna pretender criar comitês responsáveis por monitorar cada área da execução orçamentária, inclusive de anos anteriores, mas com especial atenção para a atual, que está atrasada.

Debutante

Tomás Covas, filho de Bruno Covas (morto em maio último), terá sua ficha de filiação ao PSDB abonada hoje por líderes e militantes do partido, em ato em São Paulo.

* COM MATHEUS LARA. COLABOROU PEDRO VENCESLAU.

PRONTO, FALEI!

Romário Faria

Senador (PL-RJ)

"A fala revela um odioso e ultrapassado preconceito em relação às crianças com deficiência", sobre Milton Ribeiro ter dito que elas "atrapalham" em sala de aula

Comentários

Últimas notícias