COLUNA DO ESTADÃO

‘Fogo amigo’ dos irmãos caminhoneiros bolsonaristas alveja ministro Tarcísio de Freitas

Até então queridinho de bolsonaristas e apontado como pragmático na entrega de resultados até por quem não simpatiza com o presidente, o ministro da Infraestrutura virou alvo das redes ao se ver envolvido em um pepino da seara ideológica

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 11/09/2021 às 7:00
Notícia
X

Tarcísio Gomes de Freitas viveu ao longo desta semana seu momento mais tenso no governo. Até então queridinho de bolsonaristas e apontado como pragmático na entrega de resultados até por quem não simpatiza com o presidente, o ministro da Infraestrutura virou alvo das redes ao se ver envolvido em um pepino da seara ideológica, na qual a tecnicidade tem pouca serventia. De mãos atadas, Tarcísio foi alvejado pelo fogo amigo dos irmãos caminhoneiros bolsonaristas. Foi o preço por ter subido no palanque incendiário de Bolsonaro na Av. Paulista.

O que é isso…

A avaliação no Planalto é de que o clima pesou sobretudo diante do desencontro de versões sobre o áudio de Bolsonaro pedindo o fim da greve.

...companheiro?

Enquanto Tarcísio aparecia em vídeo confirmando a autenticidade do áudio, o deputado aliado Otoni de Paula afirmava a caminhoneiros que era falso. O ministro se sentiu contrariado.

Ajuda

A falta de materialidade na demanda dos caminhoneiros fez o governo correr para se prevenir em mais frentes, enquanto Tarcísio tentava driblar problemas. Desde de quinta-feira, abundam vídeos nas redes com críticas ao governo.

Pera lá

O Ministério da Justiça chegou a notificar distribuidores de combustíveis sobre possíveis práticas abusivas e risco de desabastecimento nos postos.

Efeito...

Bastante caro ao bolsonarismo, o apoio ao presidente nas redes balançou com a divulgação da nota sobre o STF, de acordo com dados da .MAP.

...do recuo...

O apoio ao presidente no público não militante do Facebook e Twitter, que já era baixo (14%), caiu para 11%. Entre perfis de direita, em que Bolsonaro impera, também houve queda: os 97% de apoiadores viraram 91%.

...nas...

Entre esses usuários, assuntos como ensino a distância, emprego e saúde mental superaram temas políticos. A greve dos caminhoneiros foi apenas o 7º assunto mais discutido; a nota de recuo, o 13º.

...redes

Somado ao rescaldo da discussão sobre os atos de terça, 7, os temas tiveram apenas 21% de apoio entre os perfis analisados - um saldo desfavorável ao governo.

Perfil

O auditor Dagoberto Lemos, que Flávio Bolsonaro quer emplacar como corregedor da Receita, recebe o que a direita chama de "bolsa ditadura" e é simpatizante do PT. Não está fácil a vida dos bolsonaristas.

Tropa...

Por trás das versões, a verdade é que Rodrigo Pacheco (DEM-MG) cancelou as sessões do Senado nesta semana porque foi avisado, na própria terça-feira, Sete de Setembro, que havia risco de manifestantes bolsonaristas invadirem o Congresso Nacional no dia seguinte aos atos.

...de choque

Pacheco orientou o contingente da Polícia Legislativa para proteger os acessos ao prédio. O risco não se confirmou, mas a situação permanecia tensa até a quinta-feira, 9

Correção

A Coluna errou ao afirmar, na quinta-feira, 9, que Gael, de 5 anos, é filho de Ciro Gomes com Giselle Bezerra. Ele é filho do presidenciável do PDT com Zara Castro.

* Com Matheus Lara. Colaborou Eliane Cantanhêde.

PRONTO, FALEI!

Marina Silva

Ex-ministra do Meio Ambiente

"Depois da tentativa de propina na vacina, dos danos na economia, de tanta gente com fome e de atacar ao STF, Bolsonaro quer ‘conversar’. Não dá mais."

Tarcísio Gomes de Freitas


 


 


Tags

Autor